Como fazer a declaração do imposto de renda ?
Os contribuintes têm até 30 de junho para declarar o Imposto de Renda (IR) à Receita Federal. Visando auxiliar seus leitores, o NAF - Unime Lauro de Freitas preparou um passo a passo, ensinando como realizar tal declaração. Acompanhe:
Passo 1: Revise os critérios de obrigatoriedade e faça um cálculo rápido para saber se você é obrigado a declarar o IR. Caso seja, junte os documentos e dados necessários (seus dados, dos dependentes, dos empregadores, outras fontes pagadoras etc.)
Passo 2: Acesse o site da Receita Federal e faça o download do programa IRPF ou através do aplicativo “meu imposto de renda”.
Passo 3: Preencha os formulários do programa com os dados básicos pessoais.
Passo 4: Caso você possua dependentes, inclua-os na declaração juntamente com os respectivos dados, clicando na aba "Dependentes".
Passo 5: Informe os rendimentos, sejam eles tributáveis ou não.
Passo 6: Agora, é hora de informar ao programa quais pagamentos foram feitos, o que pode gerar algumas deduções, nos campos "Imposto de Renda retido na fonte", "pagamentos com Carnê-Leão", "pagamentos efetuados" e "doações efetuadas".
Passo 7: A última parte do preenchimento das informações da declaração é incluir os bens, direitos, dívidas e ônus. Fazem parte dessa categoria: imóveis, veículos, saldos de poupança, bens com valor maior que R$ 5 mil e dívidas.
Passo 8: Clique em "pendências" para verificar se tudo foipreenchido. Lembre-se da nossa dica e escolha entre a declaração simplificada ou completa (o próprio programa já informa os valores, facilitando a decisão).
Passo 9: Por fim, clique em "entregar a declaração" e emita o Darf (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) para proceder com o pagamento do imposto. Uma nova caixa aparecerá na tela, pedindo ao contribuinte para selecionar a declaração a ser entregue. Pronto! Você ficou em dia com o fisco.