Pular para o conteúdo principal

Carteira do CRC: o que você precisa saber ?





Após quatro anos de dedicação na faculdade para se formar em Ciências Contábeis e passar no Exame de Suficiência, o Contador se registra no Conselho Regional de Contabilidade do seu Estado de origem, onde ele terá direito à Carteira de Identidade Profissional, ou como é mais conhecida, Carteira CRC. Só assim ele poderá exercer a sua profissão.

 Visando auxiliar seus leitores, o NAF - Unime Lauro de Freitas separou 

algumas características desse incrível documento que te dá acesso ao maravilhoso mundo da Contabilidade!

 

Carteira CRC

 

A Carteira de Identidade Profissional do Contador, fundamentada no artigo 18 do Decreto-Lei n.º 9.295, de 27 de maio de 1946, no artigo 1º da Lei n.º 6.206, de 7/5/1975, e no artigo 22 da Resolução CFC n.º 1.370/2011, substitui o documento de identidade – RG, e facilita a entrada em órgãos públicos, e o mais importante: valoriza a profissão contábil.

 

Tipos de Carteira CRC

 

Há dois tipos de Identidade do Contador: a primeira é a provisória, a qual é confeccionada em papel moeda e padronizada em todo território nacional.

Por sua vez, a outra é definitiva: fabricada em cartão rígido, com um dos mais avançados procedimentos de segurança anti-fraudes, por conter um chip criptográfico onde o profissional pode inserir o Certificado Digital.

 

Quem pode ter acesso a esse documento?

 

A carteira CRC, como demonstrado, é uma Carteira de Identidade Profissional. Por essa razão, apenas os profissionais legalmente qualificados podem ter acesso ao documento. De acordo com o Decreto-Lei nº 9.295/46 e com a Resolução nº 1.167/09, os Conselhos Regionais de Contabilidade somente podem registrar em seus quadros Técnicos em Contabilidade e Bacharéis em Ciências Contábeis.

Atualmente, a legislação brasileira não autoriza o registro de estudantes de forma autônoma, como estagiários. Entretanto, eles podem participar de atividades de Auditoria e trabalhos auxiliares, desde que acompanhados por profissional legalmente habilitado.

 

 

Facilidades com a nova identidade


Neste sentido, o profissional da Contabilidade que tem o documento em mãos já dispõe de várias facilidades, tais como:

Agendamento eletrônico para atendimento na Receita Federal do Brasil – RFB;

 

·      Cópia de Documento de Arrecadação de Receitas Federais – Darf e Declaração de Créditos e Débitos de Tributos Federais – DCTFs

·      Agendamento eletrônico para atendimento na Receita Federal do Brasil – RFB;

·       

·      Procuração eletrônica;

 

·      Consulta à situação tributária de pessoas físicas e empresas

 

·       Ter acesso ao clubes do contador  Certisign . Ao se tornar membro, você automaticamente passa a ser um revendedor de Certificados Digitais Certisign com direito à comissão pela venda, além de uma série benefícios exclusivos;

 

·      Processamento da declaração do imposto de renda, sabendo com antecedência se o cliente caiu ou não na malha fina e muito mais.

 

O estudante de Ciências Contábeis pode ter registro profissional no CRC?

 

Os Conselhos Regionais de Contabilidade somente registram  Bacharéis em Ciências Contábeis, conforme previsto no parágrafo  2° do artigo 12 do Decreto Lei n.° 9.295/46, incluído pela Lei n.° 12.249/10.

Os estudantes de Ciências Contábeis podem participar em trabalhos de Auditoria e trabalhos auxiliares da profissão, desde que supervisionados por profissional legalmente habilitado

 

Quantos CRC um contador pode ter registrado?

 

O “Registro Secundário” pode ser requerido em quantas jurisdições for necessário (26 estados e 1 distrito federal).

 

 

 Documentos necessários para entrar para o maravilhoso mundo da Contabilidade!

2 (duas) fotos 3×4 iguais, recentes, de frente, coloridas e com fundo branco, e original e cópia, que será autenticada pelo CRC, dos seguintes documentos: 

·      Diploma de conclusão do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis, devidamente registrado por órgão competente

·       Documento de identidade;

·                  Comprovante de regularidade com o serviço militar obrigatório para aqueles do sexo masculino e com idade inferior a 46 anos;

·       Título de eleitor;

·      Cadastro de Pessoa Física (CPF);

·      Comprovante de endereço residencial recente; e

·      Aprovação no Exame de Suficiência.

 

O profissional que requerer o Registro Originário, sem a posse do diploma, deverá apresentar os originais do histórico escolar e da certidão/declaração do estabelecimento de ensino;

A certidão/declaração do estabelecimento de ensino deverá conter a indicação do ato normativo do órgão competente que reconheceu o curso, informando que o requerente concluiu o curso, tendo sido diplomado. A certidão/declaração deverá apresentar: nome do requerente, data de nascimento, filiação, nome do curso concluído e colação de grau. Caso a certidão não contemple todos os requisitos mencionados, se contidos no histórico escolar, poderá ser considerada para fins de atendimento deste item.

 

Quantos profissionais estão registrados no CRC ?

Até 10/01/2019, mais de 523.778 mil profissionais registrados ativos.

Por que a carteira CRC é tão importante?

A carteira CRC, como dito, tem uma grande importância na atuação do profissional contábil. Além de ser um documento que substitui o seu RG convencional — usado para identificar a maior parte dos cidadãos —, a carteira CRC tem a função de identificar o indivíduo como profissional legalmente habilitado a exercer a profissão de Técnico Contábil ou de Contador.

Esse documento tem todo um respaldo jurídico, tendo aceitação garantida em todo território nacional. Está regulamentado no art. 18 do Decreto-Lei nº 9.295/1946, no art. 1º da Lei nº 6.206/1975, e no art. 22 da Resolução nº 1.370/2011, do Conselho Federal de Contabilidade.

Ser registrado no CRC, na prática, significa estar qualificado e apto a exercer diferentes funções e atividades que sejam inerentes à contabilidade. Analisando pela ótica inversa, a pessoa que se forma e não procede com o seu registro, não pode desenvolver funções privativas do profissional da contabilidade, além daquelas que são consideradas acessórias dessa área.

Ou seja, perde-se grandes oportunidades de se posicionar no mercado e de crescer na profissão.

Dessa forma, fica clara a importância do registro e da carteira CRC na carreira do profissional contábil. Não se justifica o fato de o indivíduo estudar Ciências Contábeis, se formar e não providenciar o registro no CRC do seu respectivo estado. Essa seria uma etapa da carreira do profissional, é o passo inicial para se atuar de maneira regular e profissional, aumentando as chances de sucesso no setor.

Avaliando de uma forma mais objetiva, a carteira CRC também é importante para o dia a dia do contador — por exemplo, ao garantir a sua identificação de maneira ágil e incontestável e facilitar o ingresso e permanência em órgãos públicos.

 

 

 

Postagens mais visitadas deste blog

Jornal NAF Novembro - Edição 45

  EXTRA! EXTRA! O NAF Unime Lauro de Freitas acaba de lançar a quadragésima quinta edição do  JORNAL DO NAF!

Jornal NAF Outubro - Edição 44

   EXTRA! EXTRA! O NAF Unime Lauro de Freitas acaba de lançar a quadragésima quarta edição do  JORNAL DO NAF! Até a próxima! 

Quais são as consequências para quem está inadimplente com os pagamentos mensais do DAS MEI?

O pagamento do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) é uma das principais obrigações de um microempreendedor. Sendo assim um documento fiscal para o MEI pagar impostos e contribuir com o INSS. O pagamento do DAS-MEI consiste em: - Contribuição previdenciária do empresário, como contribuinte individual: tem como alíquota de 5% sobre o salário mínimo para as atividades de comércio, serviço e indústria, já para o MEI caminhoneiro a alíquota é maior, 12% sobre o salário mínimo; - R$1,00 (um real) de ICMS, caso seja contribuinte desse imposto; - R$5,00 (cinco reais) de ISS, caso seja contribuinte desse imposto. A opção pelo SIMEI é isenta dos demais tributos, como IRPJ, CSLL, PIS/Pasep, COFINS, IPI (exceto se incidentes de importação) e contribuição patronal (exceto se contratar empregado).   Contudo, o não pagamento, acarreta diversas consequências, como:  - Cancelamento do seu CNPJ, ou seja, não poderá emitir notas fiscais, nem prestar serviços para outros CNPJ; - Dí...