Pular para o conteúdo principal

O que é educação financeira?

                      

                   O que é educação financeira ?

 

A  educação financeira é o processo mediante o qual os indivíduos e as sociedades melhoram a sua compreensão em relação aos conceitos e produtos financeiros, de maneira que, com informação, formação e orientação, possam desenvolver os valores e as competências necessários para se tornarem mais conscientes das oportunidades e riscos neles envolvidos e, então, poderem fazer escolhas bem informadas, saber onde procurar ajuda e adotar outras ações que melhorem o seu bem-estar. Assim, podem contribuir de modo mais consistente para a formação de indivíduos e sociedades responsáveis, comprometidos com o futuro.

     

                      Qual importância da educação financeira?

 

Com a educação financeira, as pessoas evitam as temidas dívidas. Ninguém gosta de ficar endividado e passar o mês inteiro pensando como vai fazer para quitar suas contas. Por isso, é preciso mudar a forma como uma pessoa se comporta em relação às suas finanças.

Com base em conceitos financeiros, ensina-se por meio da teoria quais são os conhecimentos, habilidades e confiança para tomar as melhores decisões financeiras. Dessa forma, é possível liquidar as dívidas e ainda fazer uma reserva para situações futuras.

Além da sua importância a  educação financeira proporciona uma série de benefícios a quem está disposto a trilhar o caminho pelo aperfeiçoamento pessoal no trato com o dinheiro. Dentre os inúmeros benefícios gerados a partir da busca de conhecimento nas finanças pessoais, destacamos  os  sete considerado os mais importantes:

 

         Você melhora a qualidade de seu consumo.

         Você diminui o estresse. 

         Você passa a dar maior valor a bens imateriais.

         Você passa a ter uma vida mais equilibrada.

         Você se conhece melhor. 

         Você planeja melhor o seu futuro. 

         Você vive melhor o presente. 

 

 

 

 

 

 

Postagens mais visitadas deste blog

Jornal NAF Novembro - Edição 45

  EXTRA! EXTRA! O NAF Unime Lauro de Freitas acaba de lançar a quadragésima quinta edição do  JORNAL DO NAF!

Jornal NAF Outubro - Edição 44

   EXTRA! EXTRA! O NAF Unime Lauro de Freitas acaba de lançar a quadragésima quarta edição do  JORNAL DO NAF! Até a próxima! 

Quais são as consequências para quem está inadimplente com os pagamentos mensais do DAS MEI?

O pagamento do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) é uma das principais obrigações de um microempreendedor. Sendo assim um documento fiscal para o MEI pagar impostos e contribuir com o INSS. O pagamento do DAS-MEI consiste em: - Contribuição previdenciária do empresário, como contribuinte individual: tem como alíquota de 5% sobre o salário mínimo para as atividades de comércio, serviço e indústria, já para o MEI caminhoneiro a alíquota é maior, 12% sobre o salário mínimo; - R$1,00 (um real) de ICMS, caso seja contribuinte desse imposto; - R$5,00 (cinco reais) de ISS, caso seja contribuinte desse imposto. A opção pelo SIMEI é isenta dos demais tributos, como IRPJ, CSLL, PIS/Pasep, COFINS, IPI (exceto se incidentes de importação) e contribuição patronal (exceto se contratar empregado).   Contudo, o não pagamento, acarreta diversas consequências, como:  - Cancelamento do seu CNPJ, ou seja, não poderá emitir notas fiscais, nem prestar serviços para outros CNPJ; - Dí...