O que é educação financeira ?
A educação financeira é o processo mediante o qual os indivíduos e as sociedades melhoram a sua compreensão em relação aos conceitos e produtos financeiros, de maneira que, com informação, formação e orientação, possam desenvolver os valores e as competências necessários para se tornarem mais conscientes das oportunidades e riscos neles envolvidos e, então, poderem fazer escolhas bem informadas, saber onde procurar ajuda e adotar outras ações que melhorem o seu bem-estar. Assim, podem contribuir de modo mais consistente para a formação de indivíduos e sociedades responsáveis, comprometidos com o futuro.
Qual importância da educação financeira?
Com a educação financeira, as pessoas evitam as temidas dívidas. Ninguém gosta de ficar endividado e passar o mês inteiro pensando como vai fazer para quitar suas contas. Por isso, é preciso mudar a forma como uma pessoa se comporta em relação às suas finanças.
Com base em conceitos financeiros, ensina-se por meio da teoria quais são os conhecimentos, habilidades e confiança para tomar as melhores decisões financeiras. Dessa forma, é possível liquidar as dívidas e ainda fazer uma reserva para situações futuras.
Além da sua importância a educação financeira proporciona uma série de benefícios a quem está disposto a trilhar o caminho pelo aperfeiçoamento pessoal no trato com o dinheiro. Dentre os inúmeros benefícios gerados a partir da busca de conhecimento nas finanças pessoais, destacamos os sete considerado os mais importantes:
• Você melhora a qualidade de seu consumo.
• Você diminui o estresse.
• Você passa a dar maior valor a bens imateriais.
• Você passa a ter uma vida mais equilibrada.
• Você se conhece melhor.
• Você planeja melhor o seu futuro.
• Você vive melhor o presente.