Pular para o conteúdo principal

Possibilidades de atuação na carreira em ciências contábeis.

Financeira, Análise, Contabilidade, Fatura, Controle


Possibilidades de atuação na carreira em ciências contábeis.

Você já pensou o que vai fazer depois que concluir seu curso em Ciências Contábeis?

Hoje, vamos apresentar 9  possibilidades de atuação para quem faz Ensino Superior nessa área:

1)       Prestação de serviços e Consultoria - Uma alternativa interessante é abrir seu próprio escritório. Muitas empresas não têm um funcionário com essa formação e preferem terceirizar essa atividade. 

2)       Controladoria - A controladoria é um dos principais caminhos para quem quer trabalhar dentro de uma empresa. Você vai crescendo na companhia: começa como assistente contábil, passa por analista contábil  até chegar ao cargo de gestor, que é geralmente conhecido como controller.

3)       Auditoria - Seguindo uma atuação como auditor, sua principal atividade será examinar os relatórios e demonstrativos contábeis para garantir que estão corretos e obedecendo aos princípios da contabilidade. Temos dois tipos de auditor: o interno e o externo.

4)       Setor Público - Com uma formação em ciências contábeis, você pode concorrer a vários cargos no setor público. Muitos concursos pedem ensino superior em qualquer área. No entanto, se você possui o curso e o registro de contador, feito no Conselho Federal de Contabilidade (CFC) por meio de uma prova,  pode também fazer concursos específicos da área.

5)       Exportação e Importação - Essas transações envolvem muitos detalhes fiscais. Em relação a impostos, taxas e documentações, que um contador saberá facilmente resolver. E nada impede que, ao longo de sua experiência profissional, você comece a atuar em outras frentes, como no desembaraço aduaneiro ou na própria negociação de compra e venda.

6)       Perícia Contábil - A perícia contábil é um campo de atuação que vem se expandindo. Quem trabalha nesse ramo dedica-se a trazer informações contábeis que ajudem o juiz a chegar a uma solução justa em processos judiciais.

7)       Professor - Gosta de ensinar? Quer dividir o que você sabe com os outros? Então, você pode direcionar a sua carreira em Ciências Contábeis para atuar como professor em cursos livres, técnicos e profissionalizantes ou cursos superiores relacionados à área

8)         Analista - profissional de contabilidade pode atuar também como Analista Contábil ou Financeiro, no entanto, precisa antes estar registrado também no Conselho Regional de Contabilidade (CRC), se tornando apto a desempenhar as funções do cargo.

Como Analista, você poderá atuar em empresas de pequena, médio e grande porte, oferecendo análises e demonstrações de relatórios contábeis ou financeiros da empresa, permitindo assim que os setores de gestão da entidade possuam informações corretas e atualizadas quanto à situação fiscal na qual se encontra. Assim, os diretores têm mais condições de tomar decisões assertivas em relação a empréstimos, financiamentos bancários e compras de outros negócios.

9)         Gerente financeiro -  Além de áreas de Contador, Analista, Auditor, Consultor ou Perito, o profissional da contabilidade possui diversas opções para cargos de gestão, como é o exemplo do Gerente Financeiro.

Talvez seja o cargo que demande maior experiência, dentre os citados aqui nesse texto, pois exige dos contadores a capacidade de realizar análises de relatórios e interpretar dados que serão passados aos setores de liderança da empresa. O Gerente Financeiro é responsável pela saúde financeira da empresa, sempre atento às possíveis falhas nos processos.

Será cobrado do Gerente, o conhecimento atualizado sobre a legislação tributária e fiscal, informando aos gestores a importância e o motivo do pagamento de determinados impostos, bem como a apresentação de benefícios fiscais, e como eles podem ser aplicados no negócio em que atua.

 

Gostou do texto? Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós!


Postagens mais visitadas deste blog

Jornal NAF Novembro - Edição 45

  EXTRA! EXTRA! O NAF Unime Lauro de Freitas acaba de lançar a quadragésima quinta edição do  JORNAL DO NAF!

Jornal NAF Outubro - Edição 44

   EXTRA! EXTRA! O NAF Unime Lauro de Freitas acaba de lançar a quadragésima quarta edição do  JORNAL DO NAF! Até a próxima! 

Quais são as consequências para quem está inadimplente com os pagamentos mensais do DAS MEI?

O pagamento do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) é uma das principais obrigações de um microempreendedor. Sendo assim um documento fiscal para o MEI pagar impostos e contribuir com o INSS. O pagamento do DAS-MEI consiste em: - Contribuição previdenciária do empresário, como contribuinte individual: tem como alíquota de 5% sobre o salário mínimo para as atividades de comércio, serviço e indústria, já para o MEI caminhoneiro a alíquota é maior, 12% sobre o salário mínimo; - R$1,00 (um real) de ICMS, caso seja contribuinte desse imposto; - R$5,00 (cinco reais) de ISS, caso seja contribuinte desse imposto. A opção pelo SIMEI é isenta dos demais tributos, como IRPJ, CSLL, PIS/Pasep, COFINS, IPI (exceto se incidentes de importação) e contribuição patronal (exceto se contratar empregado).   Contudo, o não pagamento, acarreta diversas consequências, como:  - Cancelamento do seu CNPJ, ou seja, não poderá emitir notas fiscais, nem prestar serviços para outros CNPJ; - Dí...