Postura Profissional: o diferencial no ambiente de trabalho.
Podemos definir postura profissional como a forma de um profissional agir e se relacionar no ambiente de trabalho. Ela irá ditar a imagem que os companheiros de trabalho têm do trabalhador em questão. Quando essa imagem é passada de forma positiva as pessoas tendem a confiar mais – inclusive os gestores.
A principal base de uma boa postura profissional é a ética. A partir do seguimento dos seus princípios, as relações entre os colegas vão se fortificando cada vez mais. É uma construção diária e que exige esforço e atenção, porém, muito bem recompensada, já que o profissional se torna destaque no mercado.
Listamos algumas dicas práticas para o cultivo de uma boa postura profissional:
• Mantenha o bom humor e trate todos igualmente: A harmonia em um ambiente de trabalho é extremamente importante para seu bom funcionamento. Não existe ambiente harmônico se as pessoas que estão inseridas nele sejam arrogantes, mal educadas ou grossas, portanto, seja calmo, receptivo e comunicativo.
• Respeite a política da empresa: Toda empresa tem uma política interna. Seguir tais diretrizes é uma conduta indispensável e inegociável para quem quer ter uma postura profissional acima de qualquer suspeita. Caso não concorde com alguma norma ou questão específica, chame o gestor para conversar e não tome nenhuma medida precipitada. O diálogo pode resolver muitos problemas e a sua atitude em procurá-lo pode contar pontos ao seu favor.
• Seja proativo sem ultrapassar o limite. A proatividade é de extrema importância para um colaborador. Tomar iniciativa, dar sugestões demostra sua preocupação com a empresa e com o crescimento dela. Entretanto, não assuma tarefas as quais não são de sua responsabilidade e saiba o momento de colocar suas sugestões, já que quando há proatividade em excesso ela pode soar como uma invasão.