Pular para o conteúdo principal

Postura profissional: o diferencial no ambiente de trabalho.




 Postura Profissional: o diferencial no ambiente de trabalho.

Podemos definir postura profissional como a forma de um profissional agir e se relacionar no ambiente de trabalho. Ela irá ditar a imagem que os companheiros de trabalho têm do trabalhador em questão. Quando essa imagem é passada de forma positiva as pessoas tendem a confiar mais – inclusive os gestores. 

A principal base de uma boa postura profissional é a ética. A partir do seguimento dos seus  princípios, as relações entre os colegas vão se fortificando cada vez mais. É uma construção diária e que exige esforço e atenção, porém, muito bem recompensada, já que o profissional se torna destaque no mercado. 

Listamos algumas dicas práticas para o cultivo de uma boa postura profissional:

Mantenha o bom humor e trate todos igualmente: A harmonia em um ambiente de trabalho é extremamente importante para seu bom funcionamento. Não existe ambiente harmônico se as pessoas que estão inseridas nele sejam arrogantes, mal educadas ou grossas, portanto, seja calmo, receptivo e comunicativo. 

Respeite a política da empresa: Toda empresa tem uma política interna.  Seguir tais diretrizes é uma conduta indispensável e inegociável para quem quer ter uma postura profissional acima de qualquer suspeita. Caso não concorde com alguma norma ou questão específica, chame o gestor para conversar e não tome nenhuma medida precipitada. O diálogo pode resolver muitos problemas e a sua atitude em procurá-lo pode contar pontos ao seu favor.

Seja proativo sem ultrapassar o limite. A proatividade é de extrema importância para um colaborador. Tomar iniciativa, dar sugestões demostra sua preocupação com a empresa e com o crescimento dela. Entretanto, não assuma tarefas as quais não são de sua responsabilidade e saiba o momento de colocar suas sugestões, já que quando há proatividade em excesso ela pode soar como uma invasão.

Postagens mais visitadas deste blog

Jornal NAF Novembro - Edição 45

  EXTRA! EXTRA! O NAF Unime Lauro de Freitas acaba de lançar a quadragésima quinta edição do  JORNAL DO NAF!

Jornal NAF Outubro - Edição 44

   EXTRA! EXTRA! O NAF Unime Lauro de Freitas acaba de lançar a quadragésima quarta edição do  JORNAL DO NAF! Até a próxima! 

Quais são as consequências para quem está inadimplente com os pagamentos mensais do DAS MEI?

O pagamento do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) é uma das principais obrigações de um microempreendedor. Sendo assim um documento fiscal para o MEI pagar impostos e contribuir com o INSS. O pagamento do DAS-MEI consiste em: - Contribuição previdenciária do empresário, como contribuinte individual: tem como alíquota de 5% sobre o salário mínimo para as atividades de comércio, serviço e indústria, já para o MEI caminhoneiro a alíquota é maior, 12% sobre o salário mínimo; - R$1,00 (um real) de ICMS, caso seja contribuinte desse imposto; - R$5,00 (cinco reais) de ISS, caso seja contribuinte desse imposto. A opção pelo SIMEI é isenta dos demais tributos, como IRPJ, CSLL, PIS/Pasep, COFINS, IPI (exceto se incidentes de importação) e contribuição patronal (exceto se contratar empregado).   Contudo, o não pagamento, acarreta diversas consequências, como:  - Cancelamento do seu CNPJ, ou seja, não poderá emitir notas fiscais, nem prestar serviços para outros CNPJ; - Dí...