Pular para o conteúdo principal

As demonstrações Contábeis para controle gerencial e tomada de decisões

 


As demonstrações Contábeis para controle gerencial e tomada de decisões

Com o avanço da tecnologia, as empresas enfrentam o grande desafio de se adaptar à essa realidade e lidar com um mercado cada vez mais competitivo e com diversas mudanças, sendo necessário criar estratégias de gestão e investir em inovações para se destacar diante a concorrência, gerando crescimento da empresa e melhores lucros.

Relatórios financeiros pobres podem se tornar a ruína de muitas empresas. Por isso, demonstrações contábeis podem ser de suma importância para gestão das empresas. Visto que, com as informações apuradas nas demonstrações contábeis é possível refletir a real situação da empresa e criar posicionamentos e estratégias para a melhor tomada de decisão.

O que são as demonstrações contábeis?

Também chamadas de demonstrações financeiras, trata-se de um grupo de relatórios que uma empresa elabora e divulga, com o objetivo de representar seu fluxo contábil e financeiro em um certo período.

Benefícios das demonstrações contábeis no controle gerencial e no processo decisório:

  • Melhor tomada de decisões

Os relatórios de demonstração contábil são vitais para se tomar decisões cruciais nos negócios. É necessário rever mais do que apenas seus extratos bancários quando for considerar se pode (ou não) se dar ao luxo de reinvestir em seu empreendimento. Com esse recurso, é possível ter uma visão mais clara e precisa da atual performance da empresa. Assim, haverá um meio de monitorar seu progresso e identificar oportunidades de crescimento.

  •   Maior pontualidade nos pagamentos

Relatórios financeiros, como contas a receber, são essenciais para garantir que os clientes paguem a tempo. E relatórios de contas a pagar certificarão que seus fornecedores sejam remunerados a tempo. Eles também lhe darão um ponto de referência para prever seu fluxo de caixa futuro.

  •         Preparação para o Imposto de Renda

As demonstrações financeiras atualizadas regularmente vão manter suas informações organizadas para quando chegar a época da declaração do IR.

  •         Fornecimento de informações sobre desempenho e crescimento.

Relatórios financeiros atuam como um registro histórico do sucesso global de uma empresa caso haja a decisão de vender o negócio ou conseguir novos investidores.

Clientes e fornecedores recentes também podem solicitar demonstrações financeiras ao tentar determinar se devem conduzir acordos ou parcerias com seu empreendimento.

Quando você desenvolve um plano de negócios, as projeções financeiras e a análise de fluxo de caixa estão entre os elementos mais críticos. Companhias novas e já existentes que precisam de financiamento terão de demonstrar seu potencial de lucro, a fim de convencer um credor a fornecer financiamento.

  •          Prevenção de erros graves

Um cronograma definido para revisar suas demonstrações ajuda a detectar mais cedo alguns possíveis erros. Elas também podem auxiliar um proprietário a identificar roubo, fraude ou atividades ilegais e quaisquer discrepâncias dentro de seu negócio.

Fonte: BlbBrasil.com

Postagens mais visitadas deste blog

Jornal NAF Novembro - Edição 45

  EXTRA! EXTRA! O NAF Unime Lauro de Freitas acaba de lançar a quadragésima quinta edição do  JORNAL DO NAF!

Jornal NAF Outubro - Edição 44

   EXTRA! EXTRA! O NAF Unime Lauro de Freitas acaba de lançar a quadragésima quarta edição do  JORNAL DO NAF! Até a próxima! 

Quais são as consequências para quem está inadimplente com os pagamentos mensais do DAS MEI?

O pagamento do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) é uma das principais obrigações de um microempreendedor. Sendo assim um documento fiscal para o MEI pagar impostos e contribuir com o INSS. O pagamento do DAS-MEI consiste em: - Contribuição previdenciária do empresário, como contribuinte individual: tem como alíquota de 5% sobre o salário mínimo para as atividades de comércio, serviço e indústria, já para o MEI caminhoneiro a alíquota é maior, 12% sobre o salário mínimo; - R$1,00 (um real) de ICMS, caso seja contribuinte desse imposto; - R$5,00 (cinco reais) de ISS, caso seja contribuinte desse imposto. A opção pelo SIMEI é isenta dos demais tributos, como IRPJ, CSLL, PIS/Pasep, COFINS, IPI (exceto se incidentes de importação) e contribuição patronal (exceto se contratar empregado).   Contudo, o não pagamento, acarreta diversas consequências, como:  - Cancelamento do seu CNPJ, ou seja, não poderá emitir notas fiscais, nem prestar serviços para outros CNPJ; - Dí...