Pular para o conteúdo principal

Contador gerencial: Perfil, desafios e habilidades

 

O Que é Contador Gerencial?  

O contador gerencial é o profissional que verifica, analisa e interpreta as informações financeiras/operacionais pertinente a empresa, com base na informações adquiridas mediante a coleta de dados, o contador terá respaldo sobre a saúde financeira e operacional da entidade. Assim, poderá orientar seu cliente como aplicar os recursos da melhor forma.

 

Qual o perfil do contador gerencial?

     Coragem: O profissional precisa ser corajoso para tomar as decições.


     Alta qualificação: A cada dia que passa, o mercado de trabalho exige um profissional qualificado. Um contador gerencial não está fora dessa regra,  ele precisa estar preparado e abastecido de conhecimento e toda as mudanças que ocorrem no mundo dos negócios.

 

     Profundo conhecimento de princípios contábeis: Toda empresa necessita de uma contabilidade fidedigna. O profissional que irá cuidar da contabilidade da empresa tem que estar afiado e de olho nas regras e normas da ciência contábil.

 

Quais os desafios?

     Conhecimento de tecnologias sofisticadas: A era digital chegou para facilitar a vida  de muitos profissionais, o contador gerencial precisa acompanhar todas essas mudanças.

 

     Alta produtividade: A alta produtividade garante o sucesso da equipe e da empresa.

 

     Desburocratização: Um gerenciamento mais dinâmico e assertivo evita perda de tempo e desgastes em todo o processo de tomada de decisões. 

 

Quais habilidades?

     Poder de negociação: Saber negociar é tarefa desse profissional. Ele mede, calcula, identifica e participa de todo o processo de tomada de decisão. 

 

     Poder de democratização: Estabelecer um programa de iniciativas onde a equipe tenha participação nas tomadas de decisões.

 

     Domínio de operações virtuais: É uma habilidade relevante, pois com o uso da tecnologia a operacionalização será mais eficaz e rápida. Com o avanço tecnológico, a internet, várias ações e operações podem ser feitas virtualmente. O e-commerce é um exemplo disso. 

 

 

Base para criação do texto Equipe IBC - Instituto Brasileiro de Coaching.

 


 

Postagens mais visitadas deste blog

Jornal NAF Novembro - Edição 45

  EXTRA! EXTRA! O NAF Unime Lauro de Freitas acaba de lançar a quadragésima quinta edição do  JORNAL DO NAF!

Jornal NAF Outubro - Edição 44

   EXTRA! EXTRA! O NAF Unime Lauro de Freitas acaba de lançar a quadragésima quarta edição do  JORNAL DO NAF! Até a próxima! 

Quais são as consequências para quem está inadimplente com os pagamentos mensais do DAS MEI?

O pagamento do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) é uma das principais obrigações de um microempreendedor. Sendo assim um documento fiscal para o MEI pagar impostos e contribuir com o INSS. O pagamento do DAS-MEI consiste em: - Contribuição previdenciária do empresário, como contribuinte individual: tem como alíquota de 5% sobre o salário mínimo para as atividades de comércio, serviço e indústria, já para o MEI caminhoneiro a alíquota é maior, 12% sobre o salário mínimo; - R$1,00 (um real) de ICMS, caso seja contribuinte desse imposto; - R$5,00 (cinco reais) de ISS, caso seja contribuinte desse imposto. A opção pelo SIMEI é isenta dos demais tributos, como IRPJ, CSLL, PIS/Pasep, COFINS, IPI (exceto se incidentes de importação) e contribuição patronal (exceto se contratar empregado).   Contudo, o não pagamento, acarreta diversas consequências, como:  - Cancelamento do seu CNPJ, ou seja, não poderá emitir notas fiscais, nem prestar serviços para outros CNPJ; - Dí...