O que é compliance? Para que serve?
O termo compliance está cada vez mais presente no vocabulário dos empresários brasileiros. Ele tem origem do verbo To comply, que significa está de acordo e deve estar em conformidade com atos, normais e leis. Afim de impedir, infrações como corrupções e lavagem de dinheiro.
É um conjunto de controles internos e externos que as empresas precisam se adequar e que proporcionam maiores esclarecimentos e segurança, para aqueles que utilizam a contabilidade e suas demonstrações financeiras, para análise econômico-financeira. A intenção do compliance é gerar valor ao negócio e assegurar a sobrevivência da organização. E surge devido a impactos financeiros ocasionados por: ausência de orientações normativas; Falhas na gestão de processos; desalinhamentos as legislações aplicáveis; falta de ferramentas preventivas e adequadas; entre outros.
O compliance traz ganhos para a empresa como: vantagem competitiva em relação a concorrência; ganho de credibilidade; sustentabilidade; identificação de riscos e prevenção de problemas; melhoria da eficiência; correção efetiva de não-conformidades entre outras vantagens.
Assim fica evidente que o complience é uma estratégia fundamental de negócios, já que além de transparência, transmite que os gestores e a equipe dominam os processos e procedimentos, realizados e executados com efetiva conformidade política, comercial trabalhista, contratual e comportamental.