Pular para o conteúdo principal

O que é Compliance e para que serve?

  

O que é compliance? Para que serve?


         O termo compliance está cada vez mais presente no vocabulário dos empresários brasileiros. Ele tem origem do verbo To comply, que significa está de acordo e deve estar em conformidade com atos, normais e leis. Afim de impedir, infrações como corrupções e lavagem de dinheiro.
     É um conjunto de controles internos e externos que as empresas precisam se adequar e que proporcionam maiores esclarecimentos e segurança, para aqueles que utilizam a contabilidade e suas demonstrações financeiras, para análise econômico-financeira. A intenção do compliance é gerar valor ao negócio e assegurar a sobrevivência da organização. E surge devido a impactos financeiros ocasionados por: ausência de orientações normativas; Falhas na gestão de processos; desalinhamentos as legislações aplicáveis; falta de ferramentas preventivas e adequadas; entre outros.
O compliance traz ganhos para a empresa como: vantagem competitiva em relação a concorrência; ganho de credibilidade; sustentabilidade; identificação de riscos e prevenção de problemas; melhoria da eficiência; correção efetiva de não-conformidades entre outras vantagens.
Assim fica evidente que o complience é uma estratégia fundamental de negócios, já que além de transparência, transmite que os gestores e a equipe dominam os processos e procedimentos, realizados e executados com efetiva conformidade política, comercial trabalhista, contratual e comportamental.

Postagens mais visitadas deste blog

Jornal NAF Novembro - Edição 45

  EXTRA! EXTRA! O NAF Unime Lauro de Freitas acaba de lançar a quadragésima quinta edição do  JORNAL DO NAF!

Jornal NAF Outubro - Edição 44

   EXTRA! EXTRA! O NAF Unime Lauro de Freitas acaba de lançar a quadragésima quarta edição do  JORNAL DO NAF! Até a próxima! 

Quais são as consequências para quem está inadimplente com os pagamentos mensais do DAS MEI?

O pagamento do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) é uma das principais obrigações de um microempreendedor. Sendo assim um documento fiscal para o MEI pagar impostos e contribuir com o INSS. O pagamento do DAS-MEI consiste em: - Contribuição previdenciária do empresário, como contribuinte individual: tem como alíquota de 5% sobre o salário mínimo para as atividades de comércio, serviço e indústria, já para o MEI caminhoneiro a alíquota é maior, 12% sobre o salário mínimo; - R$1,00 (um real) de ICMS, caso seja contribuinte desse imposto; - R$5,00 (cinco reais) de ISS, caso seja contribuinte desse imposto. A opção pelo SIMEI é isenta dos demais tributos, como IRPJ, CSLL, PIS/Pasep, COFINS, IPI (exceto se incidentes de importação) e contribuição patronal (exceto se contratar empregado).   Contudo, o não pagamento, acarreta diversas consequências, como:  - Cancelamento do seu CNPJ, ou seja, não poderá emitir notas fiscais, nem prestar serviços para outros CNPJ; - Dí...