Pular para o conteúdo principal

A importância do controle financeiro para a empresa.


 

Para que a empresa se mantenha sustentável, em meio a inúmeros gastos e oscilações de mercado, o controle financeiro é essencial. Além disso, para que novos rumos sejam traçados e novas conquistas alcançadas, é preciso planejar o financeiro para tal.

Uma das principais ferramentas para o controle financeiro é o fluxo de caixa. É nele que todos os lançamentos diários estão descritos, o que permite a previsão de lançamentos futuros. Por conta disso, a utilização do fluxo de caixa é a base para qualquer controle das finanças empresariais.

Ao coordenar todas as atividades e processos, o controle financeiro pode ser aprimorado e atualizado constantemente. Isso, se contabilizados todos os gastos e ganhos que essas atividades e processos proporcionam. Para isso, os setores se utilizam de relatórios elaborados com essas informações. Elas devem ser atualizadas mês a mês e avaliadas pelos gestores sempre que necessário.

Através desses relatórios de gestão, o empresário consegue ter ciência da sua atual situação. Isso também serve para que sua tomada de decisão seja mais assertiva a fim de se manter competitivo no mercado em que atua.

Postagens mais visitadas deste blog

Jornal NAF Novembro - Edição 45

  EXTRA! EXTRA! O NAF Unime Lauro de Freitas acaba de lançar a quadragésima quinta edição do  JORNAL DO NAF!

Jornal NAF Outubro - Edição 44

   EXTRA! EXTRA! O NAF Unime Lauro de Freitas acaba de lançar a quadragésima quarta edição do  JORNAL DO NAF! Até a próxima! 

Quais são as consequências para quem está inadimplente com os pagamentos mensais do DAS MEI?

O pagamento do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) é uma das principais obrigações de um microempreendedor. Sendo assim um documento fiscal para o MEI pagar impostos e contribuir com o INSS. O pagamento do DAS-MEI consiste em: - Contribuição previdenciária do empresário, como contribuinte individual: tem como alíquota de 5% sobre o salário mínimo para as atividades de comércio, serviço e indústria, já para o MEI caminhoneiro a alíquota é maior, 12% sobre o salário mínimo; - R$1,00 (um real) de ICMS, caso seja contribuinte desse imposto; - R$5,00 (cinco reais) de ISS, caso seja contribuinte desse imposto. A opção pelo SIMEI é isenta dos demais tributos, como IRPJ, CSLL, PIS/Pasep, COFINS, IPI (exceto se incidentes de importação) e contribuição patronal (exceto se contratar empregado).   Contudo, o não pagamento, acarreta diversas consequências, como:  - Cancelamento do seu CNPJ, ou seja, não poderá emitir notas fiscais, nem prestar serviços para outros CNPJ; - Dí...