A malha fiscal conhecida como malha fina é a revisão de todas as declarações do imposto de renda dos contribuintes, efetuada de forma eletrônica. Cair na malha fina da Receita Federal significa que a sua declaração ficará retida por causa de algum erro, como um valor incorreto, um rendimento omitido, ou até mesmo uma possível fraude em análise. Além dela, existe a malha de preenchimento que é quando o contribuinte preenche algo errado na declaração, que pode ser erro nas informações cadastrais divergentes dos dados contidos na Receita federal.
Para sair da malha é preciso saber qual a situação para resolver o problema. Se a sua declaração for retida por informações incorretas ou incompletas, você deve retificá-la, online ou através do programa da Receita, complementando as informações pendentes e corrigindo os erros.
Quando o contribuinte caí na malha fina e entender que não há pendências ou divergência n
a declaração, pode aguardar ser convocado pelo fisco para apresentar toda documentação. Com tudo nesse caso não é preciso enviar declaração retificadora, por outro lado se a receita entender que o contribuinte não está em sua razão, a mesma poderá cobrar o imposto devido com uma multa. Se o contribuinte tiver direito à restituição, será incluída nos lotes para liberação quando a situação for resolvida.