A Importância da Contabilidade no Terceiro Setor
A contabilidade do terceiro setor tem base na Norma Brasileira de Contabilidade (NBC T 10.19.1.3), que aborda as entidades sem finalidade de lucro ― Fundações, Associações, Organizações Religiosas de direito privado, Partidos Políticos e Entidades Sindicais. Conforme a norma, essas instituições devem elaborar Demonstrações do Resultado como: o Balanço Patrimonial, a Demonstração do Resultado, a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido e a Demonstração dos Fluxos de Caixa. As receitas e despesas das entidades, devem ser reconhecidas mensalmente.
De forma geral, as informações contábeis são dispostas da mesma maneira que nas empresas que visam ao lucro, conforme a Lei nº 6.404/76. A maior diferença está na maneira de nomear os itens que fazem parte da análise contábil: em todas as Demonstrações de Resultado, as palavras lucro e prejuízo devem ser substituídas por superávit e déficit e, no Balanço Patrimonial, a nomenclatura da conta Capital é substituída por Patrimônio Social.
A contabilidade no terceiro setor se assemelha muito com àquela que envolve as empresas com fins lucrativos, se diferindo nas nomenclaturas das demonstrações contábeis e pelo acréscimo de informações específicas desse segmento, conforme dispõe a legislação.
Para o Terceiro Setor a Contabilidade tem um papel importante na demonstração dos fatos. A entrada de recursos é feita através das doações de voluntários, parceiros e repasses do governo, assim, essas entidades precisam atestar sua confiabilidade. E, através da organização contábil, transparência nas informações, a contabilidade tem um papel fundamental no segmento do Terceiro Setor.
Fonte: https://crcms.org.br/artigo-a-importancia-da-contabilidade-no-terceiro-setor/