Pular para o conteúdo principal

Profissão Contador

 


PROFISSÃO CONTADOR: ASPECTOS E IMPORTÂNCIA.


O contador é o profissional que cuida das questões financeiras, tributárias, econômicas e patrimoniais das organizações. As funções do contador estão relacionadas com o estudo e controle do patrimônio e suas possíveis variações. Com o objetivo de fornecer informações úteis e relevantes para usuários interessados na situação patrimonial e no desempenho dessas entidades; e para auxiliar no processo de tomada de decisões.

A atuação do contador é de extrema importância para as organizações. Visto que, através da ciência contábil, este profissional pode ter uma visão ampla das empresas, e disponibilizar informações relevantes e fidedignas sobre a situação econômica e patrimonial destas entidades; contribuindo para que o processo de tomada de decisões seja realizado com mais embasamento e com maiores chances de decisões assertivas.

A profissão contábil vem passando por diversas mudanças nos últimos anos, e se torna de suma importância que o contador seja um profissional sempre atualizado, e atento às possíveis mudanças na legislação e nas atividades desenvolvidas. 


Atuar como contador necessita muita atenção, responsabilidade e ética. Também é de grande importância que este profissional seja analítico e tenha uma visão crítica. Para exercer suas atividades, o contador precisa ter diploma de bacharelado em Ciências Contábeis e obter o registro no Conselho Regional de Contabilidade, após a aprovação no exame de suficiência. 

Portanto, o contador é um profissional que exerce grandes contribuições para as empresas, e a sociedade. Visto que, através da atuação do contador, as organizações têm acesso à informações úteis, relevantes e tempestivas, que contribuem para o desenvolvimento das organizações e do mercado de trabalho.



Postagens mais visitadas deste blog

Jornal NAF Novembro - Edição 45

  EXTRA! EXTRA! O NAF Unime Lauro de Freitas acaba de lançar a quadragésima quinta edição do  JORNAL DO NAF!

Jornal NAF Outubro - Edição 44

   EXTRA! EXTRA! O NAF Unime Lauro de Freitas acaba de lançar a quadragésima quarta edição do  JORNAL DO NAF! Até a próxima! 

Quais são as consequências para quem está inadimplente com os pagamentos mensais do DAS MEI?

O pagamento do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) é uma das principais obrigações de um microempreendedor. Sendo assim um documento fiscal para o MEI pagar impostos e contribuir com o INSS. O pagamento do DAS-MEI consiste em: - Contribuição previdenciária do empresário, como contribuinte individual: tem como alíquota de 5% sobre o salário mínimo para as atividades de comércio, serviço e indústria, já para o MEI caminhoneiro a alíquota é maior, 12% sobre o salário mínimo; - R$1,00 (um real) de ICMS, caso seja contribuinte desse imposto; - R$5,00 (cinco reais) de ISS, caso seja contribuinte desse imposto. A opção pelo SIMEI é isenta dos demais tributos, como IRPJ, CSLL, PIS/Pasep, COFINS, IPI (exceto se incidentes de importação) e contribuição patronal (exceto se contratar empregado).   Contudo, o não pagamento, acarreta diversas consequências, como:  - Cancelamento do seu CNPJ, ou seja, não poderá emitir notas fiscais, nem prestar serviços para outros CNPJ; - Dí...