Pular para o conteúdo principal

A IMPORTÂNCIA DO NAF PARA OS ESTUDANTES DE CONTABILIDADE


A importância do NAF para os estudantes de contabilidade.

 

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) é um projeto desenvolvido pela Receita Federal do Brasil em parcerias com as Instituições de Ensino Superior (IES) do país, promovendo uma interação entre as instituições, os alunos e a sociedade. Funciona como escritório tributário e fiscal, através de uma cooperação mútua e a qualificação de futuros profissionais contábeis oferecendo a prestação de serviços tributários e fiscais aos contribuintes hipossuficientes, com vistas ao fortalecimento da moral tributária e da cidadania, não substituindo um escritório de contabilidade.

O NAF traz benefícios para todos os parceiros envolvidos no projeto, principalmente para os estudantes.

A receita Federal oferece cursos, webinars, palestras educativas tratando dos mais diversos assuntos sobre educação fiscal. Prepara os estudantes, deixando-os embasados e seguros para o desempenho do voluntariado.

Para os estudantes é uma oportunidade de colocar em pratica os aprendizados adquiridos em sala de aula.

Através dos atendimentos, com o contato direto com os contribuintes, os voluntários ganham segurança, aprendem a lidar com pessoas, a ouvir e entender as dúvidas, durante a prestação dos serviços.

Cada contribuinte traz uma situação diferente e isso faz com que eles possam se especializar ainda mais, tornando esses estudantes ainda mais preparados para seu futuro profissional.

 

Fonte: Receita Federal.

 

Postagens mais visitadas deste blog

Jornal NAF Novembro - Edição 45

  EXTRA! EXTRA! O NAF Unime Lauro de Freitas acaba de lançar a quadragésima quinta edição do  JORNAL DO NAF!

Jornal NAF Outubro - Edição 44

   EXTRA! EXTRA! O NAF Unime Lauro de Freitas acaba de lançar a quadragésima quarta edição do  JORNAL DO NAF! Até a próxima! 

Quais são as consequências para quem está inadimplente com os pagamentos mensais do DAS MEI?

O pagamento do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) é uma das principais obrigações de um microempreendedor. Sendo assim um documento fiscal para o MEI pagar impostos e contribuir com o INSS. O pagamento do DAS-MEI consiste em: - Contribuição previdenciária do empresário, como contribuinte individual: tem como alíquota de 5% sobre o salário mínimo para as atividades de comércio, serviço e indústria, já para o MEI caminhoneiro a alíquota é maior, 12% sobre o salário mínimo; - R$1,00 (um real) de ICMS, caso seja contribuinte desse imposto; - R$5,00 (cinco reais) de ISS, caso seja contribuinte desse imposto. A opção pelo SIMEI é isenta dos demais tributos, como IRPJ, CSLL, PIS/Pasep, COFINS, IPI (exceto se incidentes de importação) e contribuição patronal (exceto se contratar empregado).   Contudo, o não pagamento, acarreta diversas consequências, como:  - Cancelamento do seu CNPJ, ou seja, não poderá emitir notas fiscais, nem prestar serviços para outros CNPJ; - Dí...