Pular para o conteúdo principal

O que é o fluxo de caixa?

O que é o fluxo de caixa?

O Fluxo de caixa é o movimento de entradas e saídas de dinheiro do caixa de uma empresa, ou seja, os pagamentos e recebimentos feitos no seu negócio, formado basicamente por contas a pagar e contas a receber.

Pode ser analisado tendo como base dias, semanas e meses, quanto mais detalhado for, mais claro ficará o fluxo do dinheiro em negócio.

O registo de todas as receitas e despesas é de fundamental importância para uma verificação eficiente. É comum ver negócios que estão iniciando serem organizados por planilhas e com o passar do tempo irem adotando outros métodos de análise.

Fluxo de Caixa projetado

É a análise do que será feito pela empresa, suas movimentações projetadas para o futuro, a viabilidade delas e a criação de estratégias para que elas ocorram. Está é uma forma de saber se a empresa terá condições de arcar com seus compromissos, dessa forma, é possível prever se a empresa terá a necessidade de recorrer a empréstimos ou outras formas de angariar fundos

Contas a pagar

Contas a pagar são todas as obrigações financeiras assumidas por uma empresa, ou seja, qualquer tipo de pagamento, seja de seus colaboradores, contas de consumo ou compra de matéria-prima. Essas despesas podem ser fixas, que ocorrem todos os meses, ou variáveis, que variam conforme a necessidade.

Contas a receber

Contas a receber são todos os recebimentos previstos para entrar no seu fluxo de caixa, desde o recebimento de uma duplicata paga por um cliente, até os juros dos investimentos.

As contas a receber, consentem o direito à organização de exigir aos subscritores dos títulos de créditos o pagamento da dívida documentada. Trata-se de um benefício futuro que acredita o titular da conta.

 

 

Postagens mais visitadas deste blog

Jornal NAF Novembro - Edição 45

  EXTRA! EXTRA! O NAF Unime Lauro de Freitas acaba de lançar a quadragésima quinta edição do  JORNAL DO NAF!

Jornal NAF Outubro - Edição 44

   EXTRA! EXTRA! O NAF Unime Lauro de Freitas acaba de lançar a quadragésima quarta edição do  JORNAL DO NAF! Até a próxima! 

Quais são as consequências para quem está inadimplente com os pagamentos mensais do DAS MEI?

O pagamento do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) é uma das principais obrigações de um microempreendedor. Sendo assim um documento fiscal para o MEI pagar impostos e contribuir com o INSS. O pagamento do DAS-MEI consiste em: - Contribuição previdenciária do empresário, como contribuinte individual: tem como alíquota de 5% sobre o salário mínimo para as atividades de comércio, serviço e indústria, já para o MEI caminhoneiro a alíquota é maior, 12% sobre o salário mínimo; - R$1,00 (um real) de ICMS, caso seja contribuinte desse imposto; - R$5,00 (cinco reais) de ISS, caso seja contribuinte desse imposto. A opção pelo SIMEI é isenta dos demais tributos, como IRPJ, CSLL, PIS/Pasep, COFINS, IPI (exceto se incidentes de importação) e contribuição patronal (exceto se contratar empregado).   Contudo, o não pagamento, acarreta diversas consequências, como:  - Cancelamento do seu CNPJ, ou seja, não poderá emitir notas fiscais, nem prestar serviços para outros CNPJ; - Dí...