Pular para o conteúdo principal

O QUE É O NIS?

 






O QUE É O NIS ?

O Número de Identificação Social (NIS) é gerado pelo Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), um registro atribuído pela Caixa Econômica Federal (CEF) aos cidadãos que recebem ou não algum tipo de beneficio social. O número do NIS é composto por onze dígitos, essa identificação pode ser gerada de duas formas: A partir do cadastramento dos cidadãos nos bancos de dados do Sistema Nacional de Informações Sociais (CNIS); ou a partir do primeiro registro na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) dos profissionais. O NIS e o PIS (Programa de Integração Social) tem os mesmos números. A diferença básica é a forma e origem de emissão do número.

QUAL A IMPORTÂNCIA DO NIS ?

Com o número do NIS é possível fazer o cadastro no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais) que dá o direito de todo cidadão participar dos programas sociais. Por isso, é essencial guardar o número do NIS em lugar seguro como no banco de dados do profissional, pois você pode precisar dele para ter acesso a algum benefício ou serviço.

QUAIS OS PROGRAMAS QUE PODEM ACESSADOS ATRAVÉS DO NIS?

Bolsa Família

PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego)

Garantia Safra

Projovem Trabalhador

Carteira do Idoso

Minha Casa Minha Vida

Tarifa social de conta de água

Isenção da taxa de inscrição em concursos públicos

Carta social

Aposentadoria por baixa renda

Bolsa estiagem

Programa cisterna

Bolsa verde

COMO CONSULTA O NÚMERO DO NIS ?

O NIS pode ser localizado na nova Carteira de Trabalho Digital pelo número do PIS/PASEP. Essa informação está disponível na página inicial em que consta a foto. A Carteira de Trabalho Digital também pode ser acessada online, via aplicativo. Para isso, é necessário instalar o App para Android ou iOS. Nas versões antigas, geralmente, essa informação constará em um cartão informativo da CEF anexado à carteira.

Também é possível consultar o NIS através dos sites da Caixa Econômica, Meu INSS e aplicativo do CadÚnico.

 

Fonte: Receita Federal


Postagens mais visitadas deste blog

Jornal NAF Novembro - Edição 45

  EXTRA! EXTRA! O NAF Unime Lauro de Freitas acaba de lançar a quadragésima quinta edição do  JORNAL DO NAF!

Jornal NAF Outubro - Edição 44

   EXTRA! EXTRA! O NAF Unime Lauro de Freitas acaba de lançar a quadragésima quarta edição do  JORNAL DO NAF! Até a próxima! 

Quais são as consequências para quem está inadimplente com os pagamentos mensais do DAS MEI?

O pagamento do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) é uma das principais obrigações de um microempreendedor. Sendo assim um documento fiscal para o MEI pagar impostos e contribuir com o INSS. O pagamento do DAS-MEI consiste em: - Contribuição previdenciária do empresário, como contribuinte individual: tem como alíquota de 5% sobre o salário mínimo para as atividades de comércio, serviço e indústria, já para o MEI caminhoneiro a alíquota é maior, 12% sobre o salário mínimo; - R$1,00 (um real) de ICMS, caso seja contribuinte desse imposto; - R$5,00 (cinco reais) de ISS, caso seja contribuinte desse imposto. A opção pelo SIMEI é isenta dos demais tributos, como IRPJ, CSLL, PIS/Pasep, COFINS, IPI (exceto se incidentes de importação) e contribuição patronal (exceto se contratar empregado).   Contudo, o não pagamento, acarreta diversas consequências, como:  - Cancelamento do seu CNPJ, ou seja, não poderá emitir notas fiscais, nem prestar serviços para outros CNPJ; - Dí...