Pular para o conteúdo principal

O QUE É A DECLARAÇÃO PRÉ-PREENCHIDA?

A declaração pré-preenchida é uma forma de simplificar e agilizar o preenchimento da declaração do imposto de renda. Quando o contribuinte faz a sua declaração por essa funcionalidade ele agiliza a sua declaração e não precisa digitar alguns dados solicitados, pois esses dados já constam no gov.br e são importados diretamente para as plataformas digitais do IRPF. Com essa função, dados como: rendimentos, deduções, bens e direitos, dividas e ônus reais são alimentadas automaticamente no Programas Geradores de DIRPF no ano de 2022. Essa inovação tem o objetivo de fazer com que o contribuinte diminua suas chances de errar no preenchimento da declaração, podendo assim, cair na malha fina. Essa funcionalidade foi desenvolvida pelo Serpro para a Receita Federal e está disponível em todas as plataformas digitais do IRPF desde do dia 14/03; porém, somente contribuintes que possuem certificado digital e conta nível ouro ou prata na plataforma gov.br tem acesso a essa funcionalidade. Para ter a conta prata é necessário ter a validação facial pelo aplicativo gov.br utilizando a biometria colhida no Departamento de Trânsito de sua Unidade Federativa (UF), disponível para pessoas que tenham carteira de trânsito válida ou pela validação bancária disponíveis nas seguintes instituições financeiras: Banco do Brasil, Caixa, Sicoob, Bradesco, Santander, BRB e Banrisul. Já a conta ouro, é indispensável a validação facial no aplicativo gov.br utilizando a biometria colhida pela Justiça Eleitoral, caso tenha feito. A outra alternativa é ter o certificado digital. Vale lembrar que essa função é totalmente gratuita e mesmo usando o preenchimento automático, em qualquer uma das opções, é de responsabilidade do declarante a conferência, alterações (inclusão ou exclusão) das informações, caso necessário. 

 Fonte: GOV.BR

Postagens mais visitadas deste blog

Jornal NAF Novembro - Edição 45

  EXTRA! EXTRA! O NAF Unime Lauro de Freitas acaba de lançar a quadragésima quinta edição do  JORNAL DO NAF!

Jornal NAF Outubro - Edição 44

   EXTRA! EXTRA! O NAF Unime Lauro de Freitas acaba de lançar a quadragésima quarta edição do  JORNAL DO NAF! Até a próxima! 

Quais são as consequências para quem está inadimplente com os pagamentos mensais do DAS MEI?

O pagamento do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) é uma das principais obrigações de um microempreendedor. Sendo assim um documento fiscal para o MEI pagar impostos e contribuir com o INSS. O pagamento do DAS-MEI consiste em: - Contribuição previdenciária do empresário, como contribuinte individual: tem como alíquota de 5% sobre o salário mínimo para as atividades de comércio, serviço e indústria, já para o MEI caminhoneiro a alíquota é maior, 12% sobre o salário mínimo; - R$1,00 (um real) de ICMS, caso seja contribuinte desse imposto; - R$5,00 (cinco reais) de ISS, caso seja contribuinte desse imposto. A opção pelo SIMEI é isenta dos demais tributos, como IRPJ, CSLL, PIS/Pasep, COFINS, IPI (exceto se incidentes de importação) e contribuição patronal (exceto se contratar empregado).   Contudo, o não pagamento, acarreta diversas consequências, como:  - Cancelamento do seu CNPJ, ou seja, não poderá emitir notas fiscais, nem prestar serviços para outros CNPJ; - Dí...