Pular para o conteúdo principal

O que é o exame de suficiência?




O que é o exame de suficiência? 


 O Exame de Suficiência de na contabilidade é uma prova voltada aos bacharéis e técnicos em Ciências Contábeis. Trata-se de um exame similar ao realizado pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), porém, organizado pela Fundação Brasileira de Contabilidade, a FBC. Com o objetivo de demonstrar a sua prática, conhecimentos necessários para atuar na área da contabilidade.

O exame foi criado em 2000 e derrubado em 2004 (dez edições) por uma liminar que questionava o fato de a prova não ser uma lei federal e sim uma resolução do CFC. Em 2010, a lei federal 12.249 instituiu a aprovação no exame como condição para obter o registro no conselho de classe.

Todo profissional que deseja atuar no mercado de trabalho deve prestar o exame. O Exame de Suficiência de Contabilidade é um pré-requisito para obtenção do seu registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

Por meio da avaliação, o contador recém-formado geralmente responde a 50 questões objetivas que abrangem diversos fundamentos e disciplinas da Contabilidade, de modo que o candidato demonstre sua capacidade, prática e conhecimentos necessários.

Para êxito na no exame, o candidato deve acertar pelo menos 50% das 50 questões objetivas dentre as diversas disciplinas abordadas, são elas: Controladoria, Contabilidade Gerencial, Noções de Direito e Legislação Aplicada, Contabilidade de Custos e, etc... 

Após realizado o exame, se aprovado, o candidato tem o prazo de dois anos para realizar a inscrição no CRC e, assim, obter o registro de contador profissional e poder atuar no mercado de trabalho.

Postagens mais visitadas deste blog

Jornal NAF Novembro - Edição 45

  EXTRA! EXTRA! O NAF Unime Lauro de Freitas acaba de lançar a quadragésima quinta edição do  JORNAL DO NAF!

Jornal NAF Outubro - Edição 44

   EXTRA! EXTRA! O NAF Unime Lauro de Freitas acaba de lançar a quadragésima quarta edição do  JORNAL DO NAF! Até a próxima! 

Quais são as consequências para quem está inadimplente com os pagamentos mensais do DAS MEI?

O pagamento do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) é uma das principais obrigações de um microempreendedor. Sendo assim um documento fiscal para o MEI pagar impostos e contribuir com o INSS. O pagamento do DAS-MEI consiste em: - Contribuição previdenciária do empresário, como contribuinte individual: tem como alíquota de 5% sobre o salário mínimo para as atividades de comércio, serviço e indústria, já para o MEI caminhoneiro a alíquota é maior, 12% sobre o salário mínimo; - R$1,00 (um real) de ICMS, caso seja contribuinte desse imposto; - R$5,00 (cinco reais) de ISS, caso seja contribuinte desse imposto. A opção pelo SIMEI é isenta dos demais tributos, como IRPJ, CSLL, PIS/Pasep, COFINS, IPI (exceto se incidentes de importação) e contribuição patronal (exceto se contratar empregado).   Contudo, o não pagamento, acarreta diversas consequências, como:  - Cancelamento do seu CNPJ, ou seja, não poderá emitir notas fiscais, nem prestar serviços para outros CNPJ; - Dí...