O que é o exame de suficiência?
O Exame de Suficiência de na contabilidade é uma prova voltada aos bacharéis e técnicos em Ciências Contábeis. Trata-se de um exame similar ao realizado pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), porém, organizado pela Fundação Brasileira de Contabilidade, a FBC. Com o objetivo de demonstrar a sua prática, conhecimentos necessários para atuar na área da contabilidade.
O exame foi criado em 2000 e derrubado em 2004 (dez edições) por uma liminar que questionava o fato de a prova não ser uma lei federal e sim uma resolução do CFC. Em 2010, a lei federal 12.249 instituiu a aprovação no exame como condição para obter o registro no conselho de classe.
Todo profissional que deseja atuar no mercado de trabalho deve prestar o exame. O Exame de Suficiência de Contabilidade é um pré-requisito para obtenção do seu registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).
Por meio da avaliação, o contador recém-formado geralmente responde a 50 questões objetivas que abrangem diversos fundamentos e disciplinas da Contabilidade, de modo que o candidato demonstre sua capacidade, prática e conhecimentos necessários.
Para êxito na no exame, o candidato deve acertar pelo menos 50% das 50 questões objetivas dentre as diversas disciplinas abordadas, são elas: Controladoria, Contabilidade Gerencial, Noções de Direito e Legislação Aplicada, Contabilidade de Custos e, etc...
Após realizado o exame, se aprovado, o candidato tem o prazo de dois anos para realizar a inscrição no CRC e, assim, obter o registro de contador profissional e poder atuar no mercado de trabalho.