Pular para o conteúdo principal


Contabilidade rural 


A Contabilidade Rural é destinada a atender empresários dos setores agropecuário e agroindustrial. O mercado nesta área tem características próprias, que se diferenciam claramente de outras linhas de negócio. E, devido a essa singularidade, é necessário desenvolver um serviço contábil personalizado para atender às necessidades desse segmento.

As principais características do agronegócio são a instabilidade e o risco. Isso porque a produção de commodities depende de fatores climáticos, mercados e mudanças nos preços dos produtos e insumos.

Por sua vez, a contabilidade rural ajuda a gerenciar e adotar estratégias que melhoram os resultados. Portanto, a produtividade e o lucro desses modelos de negócios podem ser aumentados.


Para entender um pouco sobre a contabilidade rural é necessário compreender alguns conceitos como: 


* contabilidade rural: ramo contábil direcionado ao estudo e à aplicação de técnicas da área nas empresas rurais;

* empresas rurais: empreendimentos públicos ou privados, de origem física ou jurídica, que exploram economicamente a atividade rural, de acordo com os padrões determinados pela legislação;

* atividade agrícola: prática que explora o solo para o plantio e a produção vegetal;

* atividade zootécnica: criação de animais para fins industriais e comerciais;

* atividade agroindustrial: beneficiamento e transformação do produto agrícola e modificação da matéria de origem de atividade zootécnica.

Dessa forma, integram as atividades rurais:

* a agricultura;

* a pecuária;

* a extração e a exploração vegetal e animal;

* atividades zootécnicas;

* a venda de rebanhos;

* o cultivo de florestas;

* a transformação de produtos oriundos de atividade rural.


Em conclusão, a aplicação da ciência contábil à agricultura facilita o registro e a análise de dados financeiros e econômicos.

Portanto, os contadores que atendem clientes rurais possuem ativos como máquinas agrícolas, gado, sementes, fertilizantes, terras e dinheiro como ativos físicos. Os passivos de uma empresa estão relacionados a pagamentos a fornecedores, empréstimos, salários e financiamentos.

Nesse caso, a escrituração de uma agroindústria segue a mesma lógica de uma empresa municipal, regulamentada pelas normas contábeis brasileiras – mas com algumas peculiaridades.

Portanto, seu papel é basicamente registrar as atividades empresariais e gerar informações confiáveis ​​para orientar a tomada de decisões e contribuir para o crescimento e desenvolvimento sustentável dos empreendimentos rurais.



Postagens mais visitadas deste blog

Jornal NAF Novembro - Edição 45

  EXTRA! EXTRA! O NAF Unime Lauro de Freitas acaba de lançar a quadragésima quinta edição do  JORNAL DO NAF!

Jornal NAF Outubro - Edição 44

   EXTRA! EXTRA! O NAF Unime Lauro de Freitas acaba de lançar a quadragésima quarta edição do  JORNAL DO NAF! Até a próxima! 

Quais são as consequências para quem está inadimplente com os pagamentos mensais do DAS MEI?

O pagamento do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) é uma das principais obrigações de um microempreendedor. Sendo assim um documento fiscal para o MEI pagar impostos e contribuir com o INSS. O pagamento do DAS-MEI consiste em: - Contribuição previdenciária do empresário, como contribuinte individual: tem como alíquota de 5% sobre o salário mínimo para as atividades de comércio, serviço e indústria, já para o MEI caminhoneiro a alíquota é maior, 12% sobre o salário mínimo; - R$1,00 (um real) de ICMS, caso seja contribuinte desse imposto; - R$5,00 (cinco reais) de ISS, caso seja contribuinte desse imposto. A opção pelo SIMEI é isenta dos demais tributos, como IRPJ, CSLL, PIS/Pasep, COFINS, IPI (exceto se incidentes de importação) e contribuição patronal (exceto se contratar empregado).   Contudo, o não pagamento, acarreta diversas consequências, como:  - Cancelamento do seu CNPJ, ou seja, não poderá emitir notas fiscais, nem prestar serviços para outros CNPJ; - Dí...