Pular para o conteúdo principal

Programa Brasil Pra Elas



É de conhecimento de todos que a presença feminina no mercado de trabalho está cada vez mais forte. As mulheres estão presentes em diversos setores do mercado, incluindo as áreas de liderança. As mulheres estão nas obras, na política, na economia, são juízas doutoras, professoras e empreendedoras. 

As lideranças femininas têm grande potencial transformador dentro das empresas, diversificando os pontos de vista na tomada de decisões e dando mais visibilidade para questões de gênero. Isso ocorre tanto no cotidiano com os colegas de equipe quanto na relação cliente/prestador de serviço.

Já dentro do mercado, a profissional pode inspirar outras mulheres, compartilhando suas histórias e ajudando-as a superar os obstáculos e desafios.

Criado no dia 8 de março de 2022 pelo Governo Federal em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) o programa Brasil Para Elas, o objetivo geral é impulsionar o empreendedorismo feminino para mulheres em situação de vulnerabilidade social, por meio de cursos de capacitação, ampliação da divulgação de vagas de emprego, palestras com o intuito de orientar e mostrar o caminho mais seguro e instruções sobre crédito. O programa não deixa de lado o bem-estar das mulheres assistidas, promovendo campanhas para o cuidado com a saúde e lazer.

Uma das ações que fazem parte do programa e tem alcançado diversas mulheres pelo Brasil é a Caravana Pra Elas que leva ações de empreendedorismo para alguns estados do Brasil, oferecendo atividades tais como: cursos para educação financeira, marketing digital, artesanato, moda, costura e beleza e dicas para formalizar o próprio negócio por meio do Microempreendedor Individual (MEI).

Dentro dessas ações do programa, são ofertados diversos projetos, dentre eles se destacou dentro da Caravana Pra Elas o Qualifica Mulher que tem como objetivo fomentar ações de qualificação profissional, trabalho e empreendedorismo para a geração de emprego e renda para as mulheres em situação de vulnerabilidade social. 

E também o Caixa Pra Elas, Caixa Pra Elas onde as mulheres marajoaras receberam acolhimento e acesso a microcrédito para empreendedorismo, que foi criado para acolher, incentivar e dar oportunidades para todas as mulheres do Brasil. Com um atendimento dedicado ao público feminino, oferece orientação sobre prevenção à violência, promoção de educação financeira e empreendedorismo e produtos e serviços pensados pra elas.

Postagens mais visitadas deste blog

Jornal NAF Novembro - Edição 45

  EXTRA! EXTRA! O NAF Unime Lauro de Freitas acaba de lançar a quadragésima quinta edição do  JORNAL DO NAF!

Jornal NAF Outubro - Edição 44

   EXTRA! EXTRA! O NAF Unime Lauro de Freitas acaba de lançar a quadragésima quarta edição do  JORNAL DO NAF! Até a próxima! 

Quais são as consequências para quem está inadimplente com os pagamentos mensais do DAS MEI?

O pagamento do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) é uma das principais obrigações de um microempreendedor. Sendo assim um documento fiscal para o MEI pagar impostos e contribuir com o INSS. O pagamento do DAS-MEI consiste em: - Contribuição previdenciária do empresário, como contribuinte individual: tem como alíquota de 5% sobre o salário mínimo para as atividades de comércio, serviço e indústria, já para o MEI caminhoneiro a alíquota é maior, 12% sobre o salário mínimo; - R$1,00 (um real) de ICMS, caso seja contribuinte desse imposto; - R$5,00 (cinco reais) de ISS, caso seja contribuinte desse imposto. A opção pelo SIMEI é isenta dos demais tributos, como IRPJ, CSLL, PIS/Pasep, COFINS, IPI (exceto se incidentes de importação) e contribuição patronal (exceto se contratar empregado).   Contudo, o não pagamento, acarreta diversas consequências, como:  - Cancelamento do seu CNPJ, ou seja, não poderá emitir notas fiscais, nem prestar serviços para outros CNPJ; - Dí...