Pular para o conteúdo principal

O que é CRAI ?

 O Centro de Referência e Atendimento ao Imigrante (CRAI) é uma instituição pública da Secretaria Municipal de Direitos Humanos da Cidadania, que oferece atendimento especializado ao imigrante, independentemente de sua situação migratória. 

Pioneiro na região Nordeste e Instituído pela Lei 16.478/2016 e pelo Decreto 57.533/2016, o Centro de Apoio e Apoio ao Imigrante foi inaugurado pela prefeitura de Lauro de Freitas na segunda-feira.

A gestão do serviço é feita pela organização da sociedade civil Ação Social Franciscana (SEFRAS), nos termos do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC). O SEFRAS é responsável pelo imóvel que sedia o CRAI e pela contratação da equipe.

No dia 18 de dezembro de 2021, o equipamento passou a se chamar CRAI Oriana Jara, em homenagem à ativista chilena e defensora dos direitos da população imigrante e do protagonismo das mulheres imigrantes na cidade. Oriana Jara tornou-se referência internacional em direitos humanos e na luta pelos direitos dos migrantes.

 O Centro prestará atendimento social, jurídico e psicológico, conforme outras referências de políticas públicas. A principal função do CRAI é o acolhimento e atendimento emergencial dos imigrantes, com foco no fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

O CRAI irá oferecer atendimento especializado e multilíngue ao público imigrante, com orientações para regularização migratória e acesso aos direitos sociais, orientação jurídica e sobre o serviço social, formalização de denúncias de violações de direitos humanos da população imigrante, promoção de oficinas e palestras de capacitação e sensibilização sobre a temática imigrante em serviços da rede de políticas públicas da administração municipal, produção e compilação informações sobre a população imigrante atendida e organização de cursos de português, oficinas e palestras para imigrantes.


Postagens mais visitadas deste blog

Jornal NAF Novembro - Edição 45

  EXTRA! EXTRA! O NAF Unime Lauro de Freitas acaba de lançar a quadragésima quinta edição do  JORNAL DO NAF!

Jornal NAF Outubro - Edição 44

   EXTRA! EXTRA! O NAF Unime Lauro de Freitas acaba de lançar a quadragésima quarta edição do  JORNAL DO NAF! Até a próxima! 

Quais são as consequências para quem está inadimplente com os pagamentos mensais do DAS MEI?

O pagamento do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) é uma das principais obrigações de um microempreendedor. Sendo assim um documento fiscal para o MEI pagar impostos e contribuir com o INSS. O pagamento do DAS-MEI consiste em: - Contribuição previdenciária do empresário, como contribuinte individual: tem como alíquota de 5% sobre o salário mínimo para as atividades de comércio, serviço e indústria, já para o MEI caminhoneiro a alíquota é maior, 12% sobre o salário mínimo; - R$1,00 (um real) de ICMS, caso seja contribuinte desse imposto; - R$5,00 (cinco reais) de ISS, caso seja contribuinte desse imposto. A opção pelo SIMEI é isenta dos demais tributos, como IRPJ, CSLL, PIS/Pasep, COFINS, IPI (exceto se incidentes de importação) e contribuição patronal (exceto se contratar empregado).   Contudo, o não pagamento, acarreta diversas consequências, como:  - Cancelamento do seu CNPJ, ou seja, não poderá emitir notas fiscais, nem prestar serviços para outros CNPJ; - Dí...