Pular para o conteúdo principal

PAINEL DE CONSULTA SOBRE DESTINAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA PF A FUNDOS SOCIAIS


PAINEL DE CONSULTA SOBRE DESTINAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA PF A FUNDOS SOCIAIS


Em 11/08/2023, a Receita Federal lançou o painel com informações estatísticas sobre o IRPF: Destinações Sociais na Declaração. 

No painel é possível visualizar o potencial do que foi destinado na declaração do Imposto de Renda das pessoas físicas aos fundos de direito da criança, adolescentes e da pessoa idosa, e o que foi efetivamente pago. Além dos dados nacionais, as informações estão disponíveis por Estados e Municípios, referentes aos exercícios de 2021, 2022 e 2023.


A destinação do imposto de renda é uma forma legal e segura de ajudar e incentivar projetos sociais e culturais, em que o contribuinte pode destinar parte do seu imposto, estimulando a proteção às crianças, adolescentes e idosos, além de atividades culturais, audiovisuais e desportivas.


A publicação considera:

as destinações efetuadas no momento da entrega da declaração (e não as efetuadas no ano-calendário);

as declarações no modelo completo (deduções legais);

o potencial máximo de destinação com base nos dados declarados (imposto devido);

os DARF recolhidos no período permitido e nos códigos 3351 e 9090.


O painel de consulta das destinações do Imposto de Renda aos Fundos de Direito pode ser acompanhado pelo link:

 https://servicos.receita.fazenda.gov.br/publico/EstatisticaIRPF/doacoesDIRPF_UF.HTML


Os dados são atualizados todo dia 25 do mês, ou seja, havendo alteração nas bases de dados (declarações ou DARF), eles serão automaticamente atualizados e fazem parte da estratégia para aumentar a transparência das informações sobre as declarações do Imposto de Renda das pessoas físicas.


Fonte: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/noticias/receita-federal-lanca-novo-painel-de-consulta-das-destinacoes-do-imposto-de-renda-aos-fundos-de-direitos

Postagens mais visitadas deste blog

Jornal NAF Novembro - Edição 45

  EXTRA! EXTRA! O NAF Unime Lauro de Freitas acaba de lançar a quadragésima quinta edição do  JORNAL DO NAF!

Jornal NAF Outubro - Edição 44

   EXTRA! EXTRA! O NAF Unime Lauro de Freitas acaba de lançar a quadragésima quarta edição do  JORNAL DO NAF! Até a próxima! 

Quais são as consequências para quem está inadimplente com os pagamentos mensais do DAS MEI?

O pagamento do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) é uma das principais obrigações de um microempreendedor. Sendo assim um documento fiscal para o MEI pagar impostos e contribuir com o INSS. O pagamento do DAS-MEI consiste em: - Contribuição previdenciária do empresário, como contribuinte individual: tem como alíquota de 5% sobre o salário mínimo para as atividades de comércio, serviço e indústria, já para o MEI caminhoneiro a alíquota é maior, 12% sobre o salário mínimo; - R$1,00 (um real) de ICMS, caso seja contribuinte desse imposto; - R$5,00 (cinco reais) de ISS, caso seja contribuinte desse imposto. A opção pelo SIMEI é isenta dos demais tributos, como IRPJ, CSLL, PIS/Pasep, COFINS, IPI (exceto se incidentes de importação) e contribuição patronal (exceto se contratar empregado).   Contudo, o não pagamento, acarreta diversas consequências, como:  - Cancelamento do seu CNPJ, ou seja, não poderá emitir notas fiscais, nem prestar serviços para outros CNPJ; - Dí...