Pular para o conteúdo principal

MEI: Vantagens de pagar o DAS em dia

 


O DAS MEI é um documento de arrecadação do simples nacional, com ele o empreendedor realiza o pagamento dos impostos atribuídos ao MEI em um único documento de forma simples e sem burocracias. O DAS MEI deve ser apurado e pago mensalmente. A falta de regularidade do pagamento do DAS MEI gera intercorrência de juros e após um determinado tempo pode chegar a exclusão do empreendedor do Mei.


Ao manter o DAS Mei regular o contribuinte tem as seguintes vantagens:

- Direto a benefícios como: aposentadoria por idade ou invalidez, auxílio reclusão, auxílio doença, pensão maternidade, pensão por morte. 


Importante lembrar que para ter acesso a esses benefícios é necessário verificar o tempo de carência de cada benefícios.


Outras vantagens pagar o DAS em dia:

- Realizar emissão de notas fiscais para pessoas físicas ou jurídicas;

- Ter acesso a limite de crédito maiores em financeiras;

- Participação em licitações;

- Realizar importação e exportação.


Essas são algumas das vantagens de está com o Mei regular. O baixo custo de obter o MEI e a simplicidade de realizar as transações no portal do simples nacional torna-se algo atrativo para o profissional autônomo ou CLT, mas para ter acesso a esses benefícios a regularidade no pagamento é obrigatória para todos enquadrado nessa modalidade.

Postagens mais visitadas deste blog

Jornal NAF Novembro - Edição 45

  EXTRA! EXTRA! O NAF Unime Lauro de Freitas acaba de lançar a quadragésima quinta edição do  JORNAL DO NAF!

Jornal NAF Outubro - Edição 44

   EXTRA! EXTRA! O NAF Unime Lauro de Freitas acaba de lançar a quadragésima quarta edição do  JORNAL DO NAF! Até a próxima! 

Quais são as consequências para quem está inadimplente com os pagamentos mensais do DAS MEI?

O pagamento do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) é uma das principais obrigações de um microempreendedor. Sendo assim um documento fiscal para o MEI pagar impostos e contribuir com o INSS. O pagamento do DAS-MEI consiste em: - Contribuição previdenciária do empresário, como contribuinte individual: tem como alíquota de 5% sobre o salário mínimo para as atividades de comércio, serviço e indústria, já para o MEI caminhoneiro a alíquota é maior, 12% sobre o salário mínimo; - R$1,00 (um real) de ICMS, caso seja contribuinte desse imposto; - R$5,00 (cinco reais) de ISS, caso seja contribuinte desse imposto. A opção pelo SIMEI é isenta dos demais tributos, como IRPJ, CSLL, PIS/Pasep, COFINS, IPI (exceto se incidentes de importação) e contribuição patronal (exceto se contratar empregado).   Contudo, o não pagamento, acarreta diversas consequências, como:  - Cancelamento do seu CNPJ, ou seja, não poderá emitir notas fiscais, nem prestar serviços para outros CNPJ; - Dí...