Pular para o conteúdo principal

O que é o Cadastur?


Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos) do Ministério do Turismo é um registro destinado a pessoas físicas e jurídicas envolvidas no setor do turismo. Os estabelecimentos como Meios de Hospedagem, Agências de Turismo, Transportadoras Turísticas, Organizadoras de Eventos, Parques Temáticos, Acampamentos Turísticos e Guias de Turismo que atuam como Microempreendedores Individuais (Mei) possuem a obrigatoriedade de cadastro. Além disso, outras atividades relacionadas ao turismo também têm a opção de efetuar o cadastro de forma voluntária.

O Cadastur proporciona uma base legal para a atuação dos prestadores de serviços no setor turístico, em conformidade com a Lei do Turismo. A obtenção do Certificado Cadastur é um dos principais benefícios do cadastro, permitindo que os prestadores atuem de maneira legal. Além que o Cadastur oferece diversas vantagens aos cadastrados.


Conforme a Lei nº 11.771, de 17 de setembro de 2008, o cadastro é obrigatório para os:

- Transportadoras Turísticas;

- Organizadoras de Evento;

- Acampamentos Turísticos;

- Parques Temáticos;

- Meios de Hospedagem; 

- Agências de Turismo;


Dita a Lei nº 8.623, de 28 de janeiro de 1993, para exercer a profissão de Guia de Turismo é necessário o cadastro.

Não é necessário pagamento para a realização do cadastro e renovação.

O cadastro de empresas e profissionais do setor turístico brasileiro e assim promovendo a ordem, a formalização e a legalização desses estabelecimentos é o objetivo do Cadastur.



Postagens mais visitadas deste blog

Jornal NAF Novembro - Edição 45

  EXTRA! EXTRA! O NAF Unime Lauro de Freitas acaba de lançar a quadragésima quinta edição do  JORNAL DO NAF!

Jornal NAF Outubro - Edição 44

   EXTRA! EXTRA! O NAF Unime Lauro de Freitas acaba de lançar a quadragésima quarta edição do  JORNAL DO NAF! Até a próxima! 

Quais são as consequências para quem está inadimplente com os pagamentos mensais do DAS MEI?

O pagamento do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) é uma das principais obrigações de um microempreendedor. Sendo assim um documento fiscal para o MEI pagar impostos e contribuir com o INSS. O pagamento do DAS-MEI consiste em: - Contribuição previdenciária do empresário, como contribuinte individual: tem como alíquota de 5% sobre o salário mínimo para as atividades de comércio, serviço e indústria, já para o MEI caminhoneiro a alíquota é maior, 12% sobre o salário mínimo; - R$1,00 (um real) de ICMS, caso seja contribuinte desse imposto; - R$5,00 (cinco reais) de ISS, caso seja contribuinte desse imposto. A opção pelo SIMEI é isenta dos demais tributos, como IRPJ, CSLL, PIS/Pasep, COFINS, IPI (exceto se incidentes de importação) e contribuição patronal (exceto se contratar empregado).   Contudo, o não pagamento, acarreta diversas consequências, como:  - Cancelamento do seu CNPJ, ou seja, não poderá emitir notas fiscais, nem prestar serviços para outros CNPJ; - Dí...