Pular para o conteúdo principal

A importância do contador para a sociedade




Contabilidade é a ciência social que tem como objetivo o estudo, registro e interpretação de fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade na sociedade. Com essa informação em mente, podemos abrir o seguinte questionamento: Qual a importância do contador na Sociedade? Mas a resposta é mais simples que parece, principalmente ao ver o quão forte a contabilidade está incrustada na história humana.

Os primeiros registros de algo que se assemelha à contabilidade são quase tão antigos quanto a civilização humana, sendo esses registros de até 8.000 (oito mil) anos atrás, sendo conhecida como a história antiga ou da Contabilidade empírica. E por sua vez, a contabilidade foi se desenvolvendo até os dias atuais.

O profissional contábil deve sempre se manter atualizado nos estudos sociais, econômicos e tecnológicos, pois a contabilidade sempre está se modificando e adaptando às novidades. E com isso o profissional tem a sua influencia em várias áreas, pois ao produzirem as informações referentes á sua competência e área de atuação, o contador pode afetar direta ou indiretamente a vida de pessoas, empresas, investidores, clientes, credores, administradores e quais quer usuário das informações contábeis geradas pelo profissional.


Dentre as várias funções do contador na sociedade, podemos exemplificar algumas, tais como:

- Auxílio de abertura de empresas;

- Escrituração Contábil;

- Assessoria Trabalhista (Guias de INSS/FGTS/IRPF);

- Encerramento de Empresa;

- Obrigações Acessórias (DEFIS/DAS/DCTF/DIRF/RAIS);

O contador é também o profissional que é exigido em todas as empresas que possuam o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) sendo a exceção da sua obrigatoriedade para o Microempreendedor Individual (MEI). Mas como já foi dito anteriormente, a função e o impacto que um contador tem nas empresas e na sociedade como um todo, é muito relevante na atualidade, pois a sociedade está em constante desenvolvimento social, econômico e tecnológico.

Portanto um perito contábil tem um importante papel na sociedade pois produz, interpreta e organiza informações, que são atualmente extremamente relevantes para as entidades que são dependentes destes dados, fazendo assim as “engrenagens” do mundo contemporâneo funcionarem com melhor eficiência.



Fontes:

https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/ms/sebraeaz/conheca-mais-sobre-o-papel-docontador,e37028bd1363e710VgnVCM100000d701210aRCRD

http://www.fea.usp.br/contabilidade-e-atuaria/graduacao/o-que-e-contabilidade

https://www.jusbrasil.com.br/artigos/o-papel-do-contador-no-processo-de-desenvolvimento-da-sociedade/1254220698

https://www.crcsc.org.br/pagina/view/6#:~:text=CRIADOR%20DA%20CONTABILIDADE%3A%20FREI%20LUCA%20PACIOLLI&text=Esta%20presa%20às%20primeiras%20manifestações,para%20alcançar%20os%20fins%20propostos.

Postagens mais visitadas deste blog

Jornal NAF Novembro - Edição 45

  EXTRA! EXTRA! O NAF Unime Lauro de Freitas acaba de lançar a quadragésima quinta edição do  JORNAL DO NAF!

Jornal NAF Outubro - Edição 44

   EXTRA! EXTRA! O NAF Unime Lauro de Freitas acaba de lançar a quadragésima quarta edição do  JORNAL DO NAF! Até a próxima! 

Quais são as consequências para quem está inadimplente com os pagamentos mensais do DAS MEI?

O pagamento do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) é uma das principais obrigações de um microempreendedor. Sendo assim um documento fiscal para o MEI pagar impostos e contribuir com o INSS. O pagamento do DAS-MEI consiste em: - Contribuição previdenciária do empresário, como contribuinte individual: tem como alíquota de 5% sobre o salário mínimo para as atividades de comércio, serviço e indústria, já para o MEI caminhoneiro a alíquota é maior, 12% sobre o salário mínimo; - R$1,00 (um real) de ICMS, caso seja contribuinte desse imposto; - R$5,00 (cinco reais) de ISS, caso seja contribuinte desse imposto. A opção pelo SIMEI é isenta dos demais tributos, como IRPJ, CSLL, PIS/Pasep, COFINS, IPI (exceto se incidentes de importação) e contribuição patronal (exceto se contratar empregado).   Contudo, o não pagamento, acarreta diversas consequências, como:  - Cancelamento do seu CNPJ, ou seja, não poderá emitir notas fiscais, nem prestar serviços para outros CNPJ; - Dí...