Pular para o conteúdo principal

MEI deve pagar o DAS enquanto recebe o auxílio maternidade?

 


Desde a criação da Lei Complementar nº 128/2008, os microempreendedores individuais passaram a ter o direito ao salário maternidade nos casos de gravidez e também de adoção de crianças.A lei determina que o INSS pague um salário mínimo para os MEIs por um período de 120 dias.


Quem recebe esse benefício deverá continuar recolhendo o DAS, mas com algumas modificações. O valor do INSS que é recolhido dentro da guia do DAS durante o período do recebimento deve ser pago apenas se o benefício tem início ou fim previsto dentro do mês, o DAS relativo a esse mês deve ser pago normalmente. Ou seja, se o salário vai do dia primeiro ao último dia do mês (1º a 30/31), a parcela da Previdência Social não é devida.

Enquanto estiver recebendo o salário maternidade, a microempreendedora deve continuar recolhendo o ICMS e o ISS, quando esses tributos acumularem R$ 10,00.


As microempreendedoras pode requerer o benefício nos casos a seguir:


Parto: pode ser solicitado 28 dias antes do parto, com atestado médico. No caso de solicitação após o nascimento, o pedido deve ser feito mediante certidão de nascimento.

Adoção ou guarda judicial para fins de adoção (criança com no máximo, 12 anos)

Parto de natimorto (morte de um feto após 20 semanas de gestação): caso o auxílio seja pedido após o ocorrido, é preciso comprová-lo com a certidão do natimorto. 

Aborto espontâneo ou casos previstos em lei: para a garantia do benefício, deve ser apresentado o atestado médico que comprove o acontecimento.


Para homens, o auxílio é um direito nas situações a seguir. 


Falecimento da gestante: o benefício é pago durante o período entre a data do óbito e o último dia do término do salário-maternidade original.

Adoção ou guarda judicial para fins de adoção (a criança deve ter, no máximo, 12 anos): o benefício é concedido a partir da data de adoção ou da guarda por meio do termo ou da certidão.


É importante destacar que o salário-maternidade não pode ser acumulado a outros benefícios do INSS, como auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez.


Enquanto algumas pessoas se planejam para ter filhos, para outras pode ser uma surpresa. Por isso, a importância de estar com o pagamento da contribuição do MEI em dias, para poder se beneficiar com os seus direitos.  


Fontes:

https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/noticias/2019/05/mei-saiba-como-solicitar-salario-maternidade

https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/duvidas-do-mei-vou-ser-mae-e-agora,8c7f3a18b3af2810VgnVCM100000d701210aRCRD

Postagens mais visitadas deste blog

PRONAMPE MEI

  Pronampe MEI O Pronampe é uma iniciativa do governo federal brasileiro que visa oferecer crédito com as melhores condições  para microempreendedor e pequenas empresas. O programa permite que MEIs acessem linhas de crédito com taxas de juros reduzidas e prazos mais longos para pagamento.  Os recursos do Pronampe são liberados por instituições financeiras parceiras, como bancos públicos e privados, cooperativas de crédito, entre outros, e contam com garantia do governo federal para facilitar a concessão do crédito. Vale lembrar que, como qualquer linha de crédito, é importante analisar as condições, avaliar a capacidade de pagamento e o real benefício para o negócio antes de contratar o financiamento. Como contratar o pronampe como Mei?  Primeiro passo para contratar o programa é acessando o site do e-CAC. 1. Entre no Site da Receita (e-CAC): Faça login com sua conta Gov.br e acesse o site para obter os documentos de faturamento. 2. Autorizar: No e-CAC, procure p...

VOCÊ SABIA QUE EXISTEM ALGUMAS DOENÇAS QUE DESOBRIGAM DE DECLARAR O IMPOSTO DE RENDA?

Existe o direito da isenção do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) aquele que incide sobre os rendimentos relativos a aposentadoria, pensão, reserva/reforma militar, inclusive o 13º salário, aqueles que têm doenças graves, aqueles que sofreram acidentes em serviço e os que possuem moléstia profissional. De acordo com a Lei nº7.713/88, as seguintes doenças dão direito a isenção: 1. AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida 2. Alienação Mental 3. Cardiopatia grave 4. Cegueira (inclusive monocular) 5. Contaminação por radiação 6. Doença de Paget em estados avançados (Osteíte deformante) 7. Doença de Parkinson 8. Esclerose Múltipla 9. Espondiloartrose Anquilosante 10. Fibrose Cística (Mucoviscidose) 11. Hanseníase 12. Nefropatia Grave 13. Hepatopatia Grave 14. Neoplasia Malígna 15. Paralisia Irreversível e Incapacidade 16. Tuberculose Ativa COMO OBTER A ISENÇÃO? É necessário procurar um profissional médico oficial da União, dos Estados, do Distrito ...