Pular para o conteúdo principal

Lei 14.932 cadastro ambiental Rural

 



LEI 14.932 E O CADASTRO AMBIENTAL RURAL  

A Lei nº 14.932/24 altera o Código Florestal (Lei nº 12.651/2012) e a Lei nº 6.938/1981, que trata da Política Nacional do Meio Ambiente. A nova Lei traz mudanças envolvem a utilização do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e a revogação da obrigatoriedade do Ato Declaratório Ambiental (ADA).

O CAR é um registro público eletrônico nacional, o mesmo tem o intuito de controlar, combater áreas de desmatamento, gerar um planejamento ambiental e econômico para as regiões rurais, por conta disso o cadastro é obrigatório para todos os imóveis rurais.

As inscrições são feitas por meio de sistema eletrônico, cada Estado há uma forma de inscrição na Unidade da Federação (UF) em que se localiza o imóvel rural. 

Com a sanção da LEI 14.932 de, de 2024 é possível utilizar o CAR para apurar o Imposto Territorial Rural (ITR) que é um tributo federal no qual todo proprietário, usufrutuário, ou possuidor de imóvel rural sendo pessoa física ou jurídica deve realizar o pagamento anual do tributo.   

Para cálculo do ITR, são excluídas da área do imóvel rural as parcelas de preservação permanente e de reserva legal, as que não se prestam à agropecuária e as declaradas como de interesse para a proteção dos ecossistemas.

O prazo para entregar a Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural é o último dia útil do mês de setembro de cada ano.


Fontes:

https://www.gov.br/pt-br/servicos/declarar-imposto-sobre-a-propriedade-territorial-rural
https://www.gov.br/pt-br/servicos/inscrever-imovel-rural-no-cadastro-ambiental-rural-car
https://www.jusbrasil.com.br/artigos/itr-2024-entenda-as-principais-alteracoes-conforme-a-lei-n-14932-24-e-in-n-2206-2024/2619064697
https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2024/07/24/lei-permite-a-produtor-rural-usar-cadastro-ambiental-para-calculo-do-itr

Postagens mais visitadas deste blog

Jornal NAF Novembro - Edição 45

  EXTRA! EXTRA! O NAF Unime Lauro de Freitas acaba de lançar a quadragésima quinta edição do  JORNAL DO NAF!

Jornal NAF Outubro - Edição 44

   EXTRA! EXTRA! O NAF Unime Lauro de Freitas acaba de lançar a quadragésima quarta edição do  JORNAL DO NAF! Até a próxima! 

Quais são as consequências para quem está inadimplente com os pagamentos mensais do DAS MEI?

O pagamento do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) é uma das principais obrigações de um microempreendedor. Sendo assim um documento fiscal para o MEI pagar impostos e contribuir com o INSS. O pagamento do DAS-MEI consiste em: - Contribuição previdenciária do empresário, como contribuinte individual: tem como alíquota de 5% sobre o salário mínimo para as atividades de comércio, serviço e indústria, já para o MEI caminhoneiro a alíquota é maior, 12% sobre o salário mínimo; - R$1,00 (um real) de ICMS, caso seja contribuinte desse imposto; - R$5,00 (cinco reais) de ISS, caso seja contribuinte desse imposto. A opção pelo SIMEI é isenta dos demais tributos, como IRPJ, CSLL, PIS/Pasep, COFINS, IPI (exceto se incidentes de importação) e contribuição patronal (exceto se contratar empregado).   Contudo, o não pagamento, acarreta diversas consequências, como:  - Cancelamento do seu CNPJ, ou seja, não poderá emitir notas fiscais, nem prestar serviços para outros CNPJ; - Dí...