Pular para o conteúdo principal

APOSENTADOS DECLARAM IMPOSTO DE RENDA?

 

    Para a declaração do imposto de renda de 2025, com ano calendário 2024, é importante salientar que o valor máximo da renda mensal é R$ 2.824,00 para NÃO ser necessário a sua realização pelos aposentados, beneficiados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

    O prazo de entrega se iniciou 17 de março e se estende até 30 de maio às 23:59. E desde 1º de abril está disponível a realização da Declaração pré-preenchida. O download do programa da Receita Federal já está disponível no site oficial.

    Deve ser lembrado que é 5imprescindível a entrega da DIRPF antes do prazo final, pois se ocorrer o atraso da entrega da declaração será cobrado uma multa MÍNIMA de R$ 165,74. 

    Ainda é importante ficar atento(a) em situações que mostrem algum imposto devido, pois a taxa da multa pode chegar até os 20% do valor a ser pago, sem esquecer de juros que se baseiam na taxa Selic do momento do atraso ocorrido.

Por fim, ao finalizar todos os processos de maneira correta e objetiva, a restituição dos valores tem uma ordem de prioridade, sendo essa a seguinte:

- 80+ anos (Maior prioridade);

- 60+ anos;

- Deficientes e com Moléstia grave;

- Quem possui a maior fonte de renda o magistério;

- Que utilizou o modelo pré-preenchido;

- Optantes por receber a restituição via Pix.


Fonte: 

https://www.gov.br/previdencia/pt-br/noticias/2025/marco/entrega-do-ir-2025-vai-comecar-na-proxima-segunda-informe-de-rendimentos-esta-disponivel-no-meu-inss

Postagens mais visitadas deste blog

Jornal NAF Novembro - Edição 45

  EXTRA! EXTRA! O NAF Unime Lauro de Freitas acaba de lançar a quadragésima quinta edição do  JORNAL DO NAF!

O QUE ACONTECE SE O MEI NÃO PAGAR O DAS?

  O MEI (Microempreendedor Individual) é uma forma simplificada de formalização que garante direitos previdenciários e facilita a emissão de notas fiscais. Para manter o CNPJ ativo, é necessário pagar mensalmente o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), que reúne tributos e a contribuição ao INSS.   Mas o que acontece se o MEI deixar de pagar? Segundo a Receita Federal e o gov.br, o atraso gera multas de 0,33% ao dia (limitadas a 20%) e juros pela taxa Selic. Além disso, o MEI pode perder benefícios previdenciários, como aposentadoria e auxílio-doença, ser excluído do Simples Nacional, ter o CNPJ declarado inapto e até ter a dívida inscrita na Dívida Ativa da União, com risco de cobrança judicial. O JusBrasil ainda alerta que períodos não pagos não contam para benefícios do INSS e podem comprometer a reputação financeira do empreendedor.   Deixar de pagar o DAS traz consequências sérias, mas a regularização é simples e pode ser feita online, seguind...

Jornal NAF Outubro - Edição 44

   EXTRA! EXTRA! O NAF Unime Lauro de Freitas acaba de lançar a quadragésima quarta edição do  JORNAL DO NAF! Até a próxima!