Pular para o conteúdo principal



Carreira e Profissão no que se diferem?


 Na faculdade nos deparamos com muitas informações sobre o mercado de trabalho e com isso nascem alguns questionamentos relacionados com a seleção do curso e ao que se deseja na vida profissional ao longo prazo. Essas questões estão ligadas a carreira e profissão, esses termos ainda causam muitas incertezas, pois nem sempre são a mesma coisa, por isso a necessidade de entender a diferença entre ambas, afim de delinear seus planos de emprego.

A profissão diz respeito ao que estudamos e nos preparamos para executar. Está ligada a faculdade escolhida ou papel que irá atuar. Exemplo um contador que se especializa em tributaria. Para exercer uma profissão você necessita de conhecimentos e experiências. E ocorrer de modo formal através de faculdade, estágios ou emprego de carteira assinada.

Já a carreira, não é algo simplesmente funcional, é um estilo de vida, é a maneira como você pretende exercitar sua profissão. Assim, a carreira é algo mais abrangente que se atingi ao longo de uma carreira profissional e conhecimentos que você possui no mercado de trabalho. Dependerá dos seus objetivos a curto e longo prazo. Exemplo: Se um contador tributário é visto como referência na sua área, se opta por atuar como contador em uma organização, se quer um caminho de estudos e pesquisas, se opta por lecionar. Ainda sim deseja abrir seu próprio escritório. São conceitos independentes. Podemos ter a mesma profissão a mesma especialização, porem trilha de carreiras diferentes. E as pessoas podem ter várias profissões e várias carreiras que podem mudar de acordo com seus interesses e momento da vida. Agora que você já compreende a diferença entre carreira e profissão fica mais simples decidir seu futuro no mercado de trabalho.

Postagens mais visitadas deste blog

Jornal NAF Novembro - Edição 45

  EXTRA! EXTRA! O NAF Unime Lauro de Freitas acaba de lançar a quadragésima quinta edição do  JORNAL DO NAF!

Jornal NAF Outubro - Edição 44

   EXTRA! EXTRA! O NAF Unime Lauro de Freitas acaba de lançar a quadragésima quarta edição do  JORNAL DO NAF! Até a próxima! 

Quais são as consequências para quem está inadimplente com os pagamentos mensais do DAS MEI?

O pagamento do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) é uma das principais obrigações de um microempreendedor. Sendo assim um documento fiscal para o MEI pagar impostos e contribuir com o INSS. O pagamento do DAS-MEI consiste em: - Contribuição previdenciária do empresário, como contribuinte individual: tem como alíquota de 5% sobre o salário mínimo para as atividades de comércio, serviço e indústria, já para o MEI caminhoneiro a alíquota é maior, 12% sobre o salário mínimo; - R$1,00 (um real) de ICMS, caso seja contribuinte desse imposto; - R$5,00 (cinco reais) de ISS, caso seja contribuinte desse imposto. A opção pelo SIMEI é isenta dos demais tributos, como IRPJ, CSLL, PIS/Pasep, COFINS, IPI (exceto se incidentes de importação) e contribuição patronal (exceto se contratar empregado).   Contudo, o não pagamento, acarreta diversas consequências, como:  - Cancelamento do seu CNPJ, ou seja, não poderá emitir notas fiscais, nem prestar serviços para outros CNPJ; - Dí...