Pular para o conteúdo principal

O que é o sistema e-processo?

 


Sistema e-processos

Processo digital é um procedimento administrativo em formato digital, constituído por atos ordenados, que tem por finalidade obter uma decisão administrativa sobre determinado pedido apresentado ou serviço solicitado.

A simples abertura do processo digital não constitui, por si só, a solicitação de um serviço. Para que o seu pedido seja analisado pela Receita Federal, solicite a juntada dos documentos necessários, de acordo com o serviço que você deseja obter.

Lembre-se! Para cada pedido de serviço deve ser aberto um processo específico. O processo deve ser sempre aberto em nome da pessoa a que se refere o pedido (sujeito do processo). Não serão analisados mais de um serviço em um mesmo processo, tampouco serviços se que se refiram a pessoa diferente da que consta como sujeito do processo.


Como criar um e-processo? 


*Passo 1: Acessar o sistema.*

1- Acesse o e-CAC;

2- Clique em Legislação e Processo; e

3- Clique em Processos Digitais (e-Processo).

Você precisará de um código de acesso ou uma conta gov.br para acessar o sistema.


*Passo 2: Solicitar o serviço.*

Na tela inicial do sistema de Processos Digitais (e-Processo), clique na opção Solicitar Serviço via Processo Digital.


*Passo 3: Escolher o serviço.*

Na tela seguinte, selecione a área de concentração de serviço (tipo de serviço) e escolha o serviço desejado.


*Passo 4: Informar detalhes.*

Preencha as informações complementares (se necessário) e o seu número de telefone para contato.


*Passo 5: Finalizar a solicitação.*

Por fim, leia com atenção a descrição do serviço e, na parte mais abaixo da tela, clique no botão Solicitar serviço.


*Passo 6: Incluir documentos.

Na tela de confirmação, você deverá informar se deseja solicitar a juntada de documentos. Clique em Sim para solicitar imediatamente ou Não para solicitar depois.


Atenção! Você terá 3 dias úteis para solicitar a juntada dos documentos necessários. Sem solicitação, o processo será excluído.

Postagens mais visitadas deste blog

Jornal NAF Novembro - Edição 45

  EXTRA! EXTRA! O NAF Unime Lauro de Freitas acaba de lançar a quadragésima quinta edição do  JORNAL DO NAF!

Jornal NAF Outubro - Edição 44

   EXTRA! EXTRA! O NAF Unime Lauro de Freitas acaba de lançar a quadragésima quarta edição do  JORNAL DO NAF! Até a próxima! 

Quais são as consequências para quem está inadimplente com os pagamentos mensais do DAS MEI?

O pagamento do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) é uma das principais obrigações de um microempreendedor. Sendo assim um documento fiscal para o MEI pagar impostos e contribuir com o INSS. O pagamento do DAS-MEI consiste em: - Contribuição previdenciária do empresário, como contribuinte individual: tem como alíquota de 5% sobre o salário mínimo para as atividades de comércio, serviço e indústria, já para o MEI caminhoneiro a alíquota é maior, 12% sobre o salário mínimo; - R$1,00 (um real) de ICMS, caso seja contribuinte desse imposto; - R$5,00 (cinco reais) de ISS, caso seja contribuinte desse imposto. A opção pelo SIMEI é isenta dos demais tributos, como IRPJ, CSLL, PIS/Pasep, COFINS, IPI (exceto se incidentes de importação) e contribuição patronal (exceto se contratar empregado).   Contudo, o não pagamento, acarreta diversas consequências, como:  - Cancelamento do seu CNPJ, ou seja, não poderá emitir notas fiscais, nem prestar serviços para outros CNPJ; - Dí...